MODA & BELEZA

Escova de salão em casa: aprenda todos os truques!

Quer obter em casa os mesmos resultados da escova de salão? Conquiste o look completo e perfeito com os truques certos que trouxemos para você

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 17:23
Atualizado às 12:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Secar o cabelo parece uma tarefa simples e fácil, mas existem algumas regrinhas que vão deixar o seu cabelo como se tivesse feito uma escova de salão. Desde os movimentos ideais até a finalização, todos os passos exigem cuidados para não danificar os fios e resultam em cabelos saudáveis, amenizando as agressões térmicas do dia a dia.

mulher fazendo escova de salão

Foto: Shutterstock.com

Truques de mestre para ter uma escova de salão!

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, os cuidados com o secador devem começar ainda no banho. Se você faz escova ou utiliza o secador todos os dias, é importante usar shampoo e condicionador com proteção térmica. O ideal é secá-los logo após a lavagem, retirando o excesso de água com a toalha para não romper os fios e para evitar o frizz. Outra dica para dar adeus aos fiozinhos rebeldes é não colocar o secador muito próximo do cabelo. “O ideal é deixá-lo a uma distância de, no mínimo, quinze centímetros na temperatura média para proteger as fibras”, explica Sylvio Rezende, hairstylist do Tony By Sylvio Rezende Cabeleireiros.

SAIBA MAIS

Melhor secador: saiba como escolher o equipamento

3 erros comuns na hora de aplicar condicionador no cabelo

Como preparar o cabelo para fazer penteado em casa?

Ar quente x ar frio

“O cabelo tem a capacidade de se moldar e de mudar de direção, mas para que isso aconteça e permaneça, se faz necessário o aquecimento e o resfriamento”, explica Jomas Lázaro, hairstylist do salão Fino Capelli. Por isso, saber diferenciar a função de cada temperatura é fundamental! O ar quente é ideal para secar, escovar e modelar os fios, ou seja, deve ser utilizado no início do processo da secagem. Já o ar frio, além de proporcionar brilho, maleabilidade e soltar as madeixas, tem função de memorização, e é apropriado para o momento do fim da escova ou do penteado para o cabelo memorizar a nova forma.

E se eu não quiser escovar?

“Caso não queira escovar o cabelo, basta retirar o bico do secador e, com a temperatura máxima e a velocidade mínima, secar apenas a raiz, preservando o comprimento e as pontas mais úmidas ou de forma ondulada natural, separando mechas e fazendo leves torções em direções variadas para que tome forma”, explica Alan Costa da Silva, hairstylist do Salão Pietro Trindade.

Texto: Ana Beatriz Casali/Colaboradora | Consultorias: Alan Costa da Silva, hairstylist do Salão Pietro Trindade, de São Paulo, (11) 5081-2372; Jomas Lázaro, hairstylist do salão Fino Capelli, do Rio de Janeiro, (21) 2199-2081; Sylvio Rezende, hairstylist do Tony By Sylvio Rezende Cabeleireiros, de São Paulo, (11) 2976-7932.