Dossiê dos cachos: aposente a chapinha e aposte nessa nova onda!

Os cabelos com cachos nunca estiveram tão em alta! Saiba cuidar dos fios ondulados para deixá-los ainda mais incríveis e invista na sua beleza natural

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/12/2016 às 19:44
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você acha que cabelo cacheado só combina com mulher famosa, está enganada. Alisar o cabelo já não está tão em alta como antigamente, pelo menos é o que indicam as últimas tendências. A maioria das mulheres que antes sofriam fazendo escova, alisamento ou chapinha começaram a assumir os fios crespos e estão adorando o resultado. Não existe segredo ou uma fórmula mágica para ter cachos bonitos e impecáveis: você só precisa saber quais os cuidados que deve ter e os produtos certos para ficar ainda mais atraente.

mulher de cabelo com cachos

Foto: iStock.com/Getty Images

Água neles!

Os cabelos cacheados precisam de mais umidade do que os lisos para esbanjar maciez e brilho, “pois o formato em espiral dificulta a retenção de água e de outros elementos”, explica Gennaro Preite, consultor de beleza da Condor. Além disso, os fios enrolados tendem a ser mais ressecados, isso porque a oleosidade do couro cabeludo não chega facilmente até as pontas. “Esse tipo de cabelo tem menos cutículas, o que impede a hidratação natural dos fios. E, também, o formato encaracolado obriga o cabelo a se fechar para não sofrer agressões de agentes externos, o que acaba causando desgaste de suas fibras”, complementa o consultor.

Liberte sua beleza natural

Geralmente, quem tem cabelo enrolado reclama do trabalho que tem para manter os fios no lugar. Por isso, não é muito difícil encontrar mulheres que desejam alisar os fios em nome da praticidade. Apesar de serem considerados um verdadeiro tormento, os cachos são mais fáceis de cuidar do que você imagina. É tanta variedade oferecida pela indústria dos cosmésticos que seus cachos se transformarão em seus verdadeiros aliados.

Cuide dos cachos sem sofrer

Um dos principais fatores que garante a beleza do cabelo cacheado é a lavagem. Os cuidados com os fios começam debaixo do chuveiro. Por isso, na hora de comprar os produtos, escolha aqueles indicados para cabelos cacheados. As madeixas encaracoladas só devem ser penteadas molhadas, com pentes largos. Se você fizer isso com o cabelo seco, corre o risco de danificar a estrutura do fio. Então, a dica é lavar com o shampoo, usar o condicionar, pentear e depois enxaguar bem até retirar todo o produto do fio. Deixe o cabelo secar naturalmente. Quando ele ainda estiver úmido, ajeite-o com as mãos. De preferência, use um creme do tipo ativador de cachos para definir e equilibrar a umidade natural das madeixas. Aposte em cremes sem enxágue com fator de proteção solar, pois eles possuem mais propriedades hidratantes que amenizam o arrepiado dos fios. Para acabar com o frizz, seque os cabelos com o difusor do secador. Para isso, posicione-o em cima da cabeça, como se fosse um chuveiro. Procure fazer hidratação a cada 15 dias. Mas se seu cabelo for muito ressecado, o ideal é hidratar toda semana. Dessa forma, você deixa seus cachos mais definidos e, consequentemente, o volume fica controlado. Por fim, a saúde do cabelo começa de dentro para fora, por isso, beba bastante líquido e mantenha uma alimentação saudável, ingerindo muitas frutas, legumes e verduras.

Cabelo cacheado: “Eu quero”

Se você está pensando em se libertar da chapinha, a hora é agora! Gennaro Preite explica como você pode encaracolar os fios sem sair de casa: “Para cachear o cabelo liso, você deve estar com um corte levemente repicado, pelo menos até o meio do comprimento. Depois de lavar as madeixas, aplique um pouco de mousse ou gel nas pontas, enrole bobes ou faça rolinhos com os fios, usando os dedos e prendendo com grampos. Deixe secar naturalmente e solte”. Existem outras técnicas para enrolar o cabelo que garantem um resultado bem legal. “Usar escovas pequenas e secar com o secador, enrolando mechas finas, ou ainda o babyliss para quem deseja maior definição, são maneiras rá- pidas e práticas para a mulher mudar o visual e arrasar com os cachos”, completa.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Gennaro Preite, hairstylist e consultor técnico da Condor; Walter Cabral, hairstylist e fundador da rede Walter’s Coiffeur; Ezequiel Blanke, hairstylist do Salão Blanc Collection, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.