MODA & BELEZA

Dicas de maquiagem e truques de beleza para o dia a dia

Os maquiadores Fernando Torquatto e Lu Rodrigues dão dicas de maquiagem e truques de beleza e cuidados com a pele. Confira e arrase em qualquer ocasião!

None
O número de produtos de beleza do mercado cresce há cada dia, por isso se torna tão importante entender o que funciona melhor para você e para as maquiagens que desejar criar. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 13:37
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para mulheres maduras

Alguns truques de beleza para mulheres maduras podem fazer toda a diferença. Dez minutos antes de sair, passe um hidratante no rosto (de preferência recomendado por dermatologistas), assim, a maquiagem vai aderir muito mais. A base deve ser líquida e com luminosidade. Na boca, evite brilho em excesso. Se tiver alguma ruga em torno, procure usar o lápis de contorno e preencher os lábios com o próprio lápis. O blush é um recurso fundamental: os tons pêssego e caramelo-dourado são ideais para devolver o frescor para a maçã do rosto.

Maquiagem ideal

“Acredito que a mulher atual seja múltipla: é um pouco mais comportada no trabalho e mais ousada na dose certa à noite. A mulher deve se experimentar, ser elegante e sensual ao mesmo tempo”, afirma o maquiador Fernando Torquatto. Durante o dia, prefira batons suaves, como o rosa-pálido, e sombras neutras para os olhos. Se quiser dar uma pitada de modernidade nesse look, para não ficar monótono, aposte em uma máscara para cílios em um tom violeta. “Já à noite, tudo é permitido”, avisa.

kit de sombras de maquiagem em um fundo desfocado e com um pincel sobre ele

A maquiagem pode ser uma das melhores amigas da mulher. Foto: Shutterstock

Make colorido

Para o maquiador, a mulher está preparada para usar e não errar com muitas cores. Mas tudo com bom senso. “Se apostar em uma maquiagem muito colorida, seja mais discreta na roupa. O equilíbrio é que traz a beleza. Só uma coisa pode ser a vedete no seu visual”, alerta o maquiador.

Como usar sombras

A regra é trabalhar sempre com três tipos de sombras: uma com efeito de luz, outra de profundidade e a terceira de cor. As de luz (iluminadoras) devem ser aplicadas sempre abaixo da sobrancelha; as de efeito de profundidade, no canto interno do olho (um dourado claro); e as de cores escuras (violeta ou grafite) podem ser usada no canto externo, com uma puxada para fora (efeito gatinho).

Tipo de blush

O rosa bem clarinho é indicado para as peles brancas, mas também pode ser usado na pele mais morena. “Tem um efeito bonito, de iluminador”, garante Torquatto. Para as morenas, o especialista recomenda um bronze ou dourado, que deixa o rosto muito valorizado.

Mosaico de cinco fotos com imagens de rosto de mulheres maquiadas e produtos de beleza espalhados, sobre truques de beleza

O mercado de produtos de beleza cresce há cada dia, por isso se torna tão importante entender o que funciona melhor para você e para as maquiagens que desejar criar. Foto: Shutterstock

Maquiagem para trabalhar

Nos olhos, lápis marrom ou grafite. No rosto, blush que dê um colorido de saúde. Nos lábios, batom que pode variar desde o rosa-pálido até uma cor mais forte. “Se optar pelo pink, faça um rabo de cavalo para que o look não fique exagerado nem sensual”, adverte Torquatto. Outra dica do especialista: “tenha sempre uma sobrancelha impecável, bem-feita”.

Antes e depois

Para que sua maquiagem dure mais tempo, os cuidados começam antes de aplicar qualquer produto.

A pele deve estar bem limpa. “O ideal é limpá-la com um sabonete neutro e, em seguida, passar um adstringente”, orienta a maquiadora Lu Rodrigues.

Depois, utilize um spray fixador de maquiagem (pode ser antes e depois da produção) ou um primer.

Para tirar a maquiagem, utilize um demaquilante que esteja de acordo com a sua pele. “Na pele oleosa, não se deve passar nenhum tipo de demaquilante em óleo ou em creme, apenas oil free (não tem óleo na composição)”, aconselha Lu.

✓ Também é importante verificar se não sobrou nenhum vestígio de maquiagem, já que os poros fechados podem, com o tempo, causar acne e envelhecimento precoce da pele.

Dia a dia

Os produtos indispensáveis são corretivo (para esconder olheiras, espinhas e manchas na pele), curvex (alonga e faz curvatura nos cílios), rímel, blush e batom.

O campeão de duração é o rímel, que aguenta o dia todo sem retoques, ainda mais se for à prova d’água.

Para não borrar, passe uma esponja molhada sempre que quiser retocar a maquiagem de alguma área do rosto.

Consultoria: Fernando Torquatto, maquiador e Lu Rodrigues, maquiadora e empresária.

LEIA TAMBÉM: