MODA & BELEZA

Cabelos tingidos: especialistas dão dicas para manter os fios bonitos

Cabelos tingidos pedem cuidado redobrado com hidratação e produtos específicos para não desbotar. Veja como manter o cabelo tingido brilhante!

None
Foto: freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/04/2019 às 09:59
Atualizado às 11:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mudar a cor dos cabelos já se tornou moda entre as mulheres, mas são poucas as que se preocupam em manter a saúde dos fios. Por ser um processo químico que mexe com a estrutura dos fios e contêm produtos químicos que alteram a resistência das madeixas, a tintura acaba ressecando a sua amada cabeleira.  Por isso, os cabelos tingidos merecem cuidados especiais e precisam de reparação. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de cabelos tingidos.

Cuidados para manter os cabelos tingidos sempre lindos

Use sempre produtos indicados para cabelos tingidos

Esse tipo de produto tem pH mais ácido e fecha as cutículas dos fios, ou seja, os pigmentos duram mais e a estrutura das madeixas é mantida.

Pode acreditar

Os xampus próprios para cabelos pretos, loiros e ruivos ajudam na recuperação dos pigmentos perdidos durante as lavagens.

Para a tintura se fixar por mais tempo…

o segredo é manter o cabelo superhidratado. Até mesmo os fios sem tintura perdem os pigmentos se estiverem ressecados. Portanto, use e abuse das máscaras capilares.

Produtos à base de silicone e com protetor solar

Além de xampus ácidos, cremes hidratantes, leave-in e máscaras capilares são os melhores amigos dos cabelos coloridos.

Você é loira?

Saiba que, com a descoloração excessiva, a camada de cutícula é prejudicada. E então, o mais indicado é fazer cauterização e hidratar os fios.

Mulher branca com o cabelo cacheado tingido de loiro com técnica de corte que valoriza seus cachos.

Foto: iStock.com/Getty Images

Lavar os cabelos todo dia é um pecado

A frequência ideal é de duas a três vezes por semana, pois a limpeza em excesso resseca os fios.

O secador

Só prejudica os cabelos coloridos se for mal usado. Assim, evite a temperatura alta demais e mantenha o secador uns 10cm distante do couro cabeludo.

Hidratações frequentes

Os fios finos devem ser hidratados, no mínimo, de 15 em 15 dias. Já quando a coloração é próxima à cor original, fique livre para hidratá-los a cada dois meses.

Pontas duplas

Como os cabelos tingidos são mais porosos do que os sem tintura, as pontas se abrem facilmente. Para evitar esse problema, cortar as pontinhas do cabelo com frequência é a melhor opção.

Brilho extra

Os fios com tons avermelhados têm maior tendência a desbotar, já que os pigmentos vermelhos não se fixam tão bem às madeixas. Para garantir a cor, use tonalizantes, sem amônia e sem peróxido, que mantêm o vermelho brilhante.

Mantenha o loiro

As loiras com cabelos descoloridos evitam o sofrimento dos fios ressecados se usarem máscara de hidratação a cada 15 dias, no mínimo. Após lavar e enxaguar os fios, aplique o produto da raiz para as pontas, massageie por cinco minutos, deixe agir por dez minutos e enxágue.

Opte por xampu sem sal

Pois ele é enriquecido com ativos que agem no interior dos fios, restaurando e hidratando-os. Além de limpar suavemente, deixando os cabelos com um brilho especial.

Água fria

Se o último enxágue for feito com água fria, as madeixas ganham mais brilho e maciez. A água muito quente deixa os cabelos ressecados no comprimento e oleosos na raiz.

Loiro original

Os cabelos loiros ganham um aspecto amarelado com o passar das lavagens e da exposição ao sol. Para garantir o tom original, use xampus azulados, (mais conhecidos como silver xampus). Eles contêm um pigmento acinzentado que reage no amarelado das madeixas.

A escova progressiva está liberada…

para os cabelos tingidos desde que seja feita em um salão de confiança. Se ela não for feita com queratina suficiente, o calor do secador e da chapinha estraga os fios e isso aparece em menos de 15 dias após feita a escova.

Texto: Natália Ortega/Colaboradora | Consultoria: Antonio de Bortoli N.M.D., doutor em medicina Naturopática, professor e coordenaCaCapelli, do Rio de Janeiro (RJ); Roseli Siqueira, esteticista do Centro de estética Roseli Siqueira, São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM