MODA & BELEZA

Confira dicas e cuidados para conquistar mãos de fada!

Não são só as pernas, braços e rosto que necessitam de cuidados diários. As mãos também necessitam de cuidados e muita proteção para estarem sempre lindas!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/01/2017 às 19:48
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sol, produtos de limpeza, umidade… poucas áreas do corpo ficam tão expostas como as mãos. O resultado de tanta agressão é o rápido envelhecimento da pele, que, quando descuidada, é capaz de entregar a nossa idade em um simples cumprimento. Para manter-se jovem da cabeça aos pés, é importante lembrar que essas duas parceiras merecem tanto cuidado quanto a face, a barriguinha ou as pernas. A seguir, a esteticista Mara Zanardo, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), revela algumas dicas para você conquistar mãos de fada.

Mãos de mulher

Foto: Shutterstock.com

Proteção sempre

Quando se trata de combater o envelhecimento das mãos, prevenir ainda é o melhor remédio. O primeiro passo é impedir a atuação dos raios nocivos do sol que podem causar manchas e até mesmo câncer. Para isso, leve sempre um bom protetor na bolsa e aplique-o diariamente. “Use o filtro solar no dorso das mãos de 4 em 4 horas ou todas as vezes que lavá-las”, orienta a esteticista. Uma pele saudável e jovem também precisa ser bem hidratada, o que demanda certos cuidado diários. Na hora de lavar as mãos ou tomar banho, nada de água muito quente, que resseca e desgasta a derme. Outra dica é utilizar um creme hidrante com fórmula específica para a pele da área. “Um bom hidratante deve ser à base de uréia, lactato de amônia, óleo de amêndoas ou silicone, que forma uma película protetora”, garante a especialista. Se você já sofre com as manchas causadas pelo sol, cigarro ou mesmo devido à idade, nada de desespero. Existem no mercado tratamentos dermatológicos poderosos, como peeling, laser e ácidos. Em linhas gerais, todos atuam removendo as células mortas e incentivando a produção de colágeno na região cutânea. “Porém, são tratamentos médicos e devem ser feitos por um dermatologista”, explica Zanardo. É importante ressaltar que os peelings químicos atuam nas camadas superficiais, médias ou profundas da pele, e cada caso depende de uma avaliação específica. E em todos os tratamentos o uso de bloqueador solar é indispensável!

Previna-se!

Algumas mudanças de hábito tomadas hoje podem garantir mãos mais jovens e saudáveis no futuro. Antes de lavar louça ou daquela faxina, proteja suas mãos do contato com os produtos químicos vestindo luvas de plástico ou de borracha. Além disso, nunca é demais lembrar que o cigarro prejudica (e muito!) a nossa pele e, com as mãos, não é diferente. Parar de fumar garante menos flacidez e manchas durante a terceira idade.

Spa caseiro

Esfoliação: para ativar a capacidade de renovação da pele, é importante remover as células mortas aplicando semanalmente um creme esfoliante. Caso não queira gastar além da conta, uma receitinha caseira à base de mel e açúcar garante os mesmos resultados. Outra dica é usar um pouco de fubá na região durante o banho.

Mãos macias: depois daquela faxina, passe uma boa camada de óleo de amêndoas por toda a mão e antebraço. Além de formar uma camada protetora, ele é um poderoso hidratante para a pele.

Cheiro bom: para acabar de vez com aquele cheirinho de alho após cozinhar, esfregue os dedos em uma colher de aço sob a torneira aberta. Já o odor de água sanitária não tem vez quando a mão é lavada com leite, borra de café ou vinagre.

Consultoria: Mara Zanardo, esteticista do Senac (Bauru)

LEIA TAMBÉM