Desapegue e arrume seu guarda-roupas

Consultora de moda dá dicas para organizar e manter o seu guarda-roupas sempre atualizado

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/12/2013 às 09:00
Atualizado às 20:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O final do ano está cada vez mais perto. Essa época é perfeita para refletir o que foi feito nos últimos doze meses e planejar o próximo ano. Então, para entrar em 2014 muito mais leve, que tal arrumar o guarda-roupas? Além de você se livrar daquelas peças que não usa mais e só estão ocupando espaço no seu quarto, com certeza existem muitas pessoas que precisam e ficarão muito felizes ao receber essas doações. Para te ajudar a desapegar, conversamos com a consultora de moda Juliana Rizo. Confira as dicas!

Desapegue e arrume seu guarda-roupas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Limpe seu guarda-roupas

O primeiro passo para organizar seu guarda-roupas é limpá-lo. “Tire todas as peças do móvel e separe-as em três pilhas: roupas que estão boas mas que você não usa mais e podem ir para doação; roupas que não são usadas há tempos, mas que vale a pena experimentar novamente para tomar uma decisão; e roupas que você usa e não quer abrir mão”, explica a consultora.

Essa limpeza deve se tornar rotina e ser feita pelo menos uma vez a cada seis meses. Dessa forma, você mantém o seu guarda-roupas sempre atualizado e evita que o excesso de roupas faça com que você se perca em meio ao móvel e acredite não ter boas peças, quando na verdade tem.

A organização das peças

Organizar o guarda-roupas pode levar um tempo, mas com certeza trará grandes benefícios. Agrupar as roupas por categoria e depois por cor, por exemplo, facilitará sua vida na hora de encontrar as peças e te fará enxergar melhor quais cores você já tem e quais faltam no seu armário.

As roupas que podem ser guardadas dobradas devem ser colocadas em gavetas ou, caso você não tenha gavetas suficientes, em caixas, que podem ser compradas em cores e estampas, deixando seu guarda-roupas ainda mais bonito e estiloso.

Já para as peças que precisam ser penduradas, você deve dar preferência para cabides de madeira ou acolchoados, pois eles não modificam a forma das roupas. Para deixar o armário ainda mais organizado, procure utilizar o mesmo estilo de cabide para todas as roupas que forem penduradas.

Uma dica é deixar as roupas da estação mais acessíveis e guardar as que você não usará com frequência nos lugares mais altos do armário ou em malas. Dessa forma você deixa seu ambiente menos cheio, o que facilitará sua procura por roupas.

Os sapatos podem ser mantidos nas caixas ou inseridos em saquinhos com fundo transparente, que permitem que você veja qual modelo está ali sem ter que abri-lo. No caso das caixas, vale a pena fotografar os sapatos e colar em cada caixa uma foto do modelo.

Cintos, meias, calcinhas e bijuterias, por sua vez, pedem colmeias organizadoras ou caixas com separadores.

Peças essenciais para o guarda-roupa de qualquer mulher

Uma vez que você arrumou seu guarda-roupas e doou o que não usa mais, fica muito mais fácil ver em quais áreas você precisa investir. Ter algumas peças coringas enriquece e aumenta o número de combinações possíveis de looks. Segundo a consultora de moda, é essencial ter:

1- Camisa branca: é atemporal e vai bem tanto no trabalho quanto em ambientes mais informais. Tudo depende de com que você irá combiná-la.

2- Calça de alfaiataria: é versátil e ideal para entrevistas de emprego e ambiente de trabalho. Deve ter um bom caimento, sem ficar muito justa ao corpo. Aposte nas cores fáceis de combinar: preto, marinho e cinza.

3- Saia: modelos lisos e sem muito detalhes são básicas. Cuidado com o comprimento, que não deve ser muito curto.

4- Calça jeans: cortes retos, sem detalhes e de cor escura transformam a peça em coringa, podendo ser usada em diferentes ocasiões.

5- Vestido preto básico: essa peça é versátil e, talvez, a mais importante do seu guarda-roupas. Pode ser usado em situações formais e informais, de dia ou de noite. Tudo vai depender dos acessórios que você adicionar ao look.

6- Blazer: peça-chave para combinações mais arrumadinhas. Fica bem com calças, saias e vestidos.

7- Cardigã: essa peça complementa vários visuais e pode ser usada em todas as estações por ser leve. Aposte em tons neutros.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.