MODA & BELEZA

Danos capilares de verão: previna e trate 5 problemas

O sol, cloro e sal da água são as principais causas dos danos capilares, que deixam o fio ressecado, murcho, quebradiço, opaco e desbotado

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2016 às 19:32
Atualizado às 11:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Definitivamente, o verão é uma das estações que mais acarreta em danos capilares. Além da exposição excessiva ao sol, que desbota e resseca os fios, esse período também conta com outros fatores externos que tanto agridem as madeixas. Na lista dos vilões, estão principalmente o cloro da piscina, o sal do mar e a poluição das grandes cidades. Para evitar que você desfile por aí um visual sem vida, separamos dicas de prevenção e tratamento para os cinco maiores problemas que atingem os cabelos durante a estação mais esperada do ano. Confira!

Mulher loira tomando sol e se expondo aos danos capilares

FOTO: Shutterstock.com

Danos capilares: fios quebradiços

“Fios   quebradiços   costumam ser mais grossos e com carência de proteínas e melanina. Com a força do  sol,  eles  se  rompem  com  facilidade ou  ficam  com  pontas  duplas”,  explica Brigitte  Revollo, hairstylist  e  proprietária do  salão  Brigitte’s  Fine  Arts,  do  Rio  de Janeiro.  Nesse  caso,  as ações  de prevenção  e  de  tratamento  são  bem parecidas:  em  ambos  os  casos,  é  preciso  devolver  os nutrientes  que  faltam na estrutura dofio. O que pode mudar é a frequência do uso dos produtos. Para prevenir os danos capilares, utilize máscaras de hidratação turbinadas com queratina. Já para  tratar fios quebradiços,  procure fazer semanalmente, no salão, reposição  de  proteínas  e  de  queratina.

Cor desbotada no verão

A culpa também é dos raios ultravioletas,  que  provocam  perda de  brilho  e  aceleram  o  processo  de desbotamento  das  tinturas.  Para   prevenir   o   desbotamento,  peça  para  o  cabeleireiro  fazer uma  hidratação  tão  logo  terminar a coloração, reflexo ou mecha californiana.  Isso  ajudará  a fixar  ainda mais a cor. Usar shampoo para cabelos tingidos e cremes hidratantes também  evita que os fios fiquem sem vida. Já para tratar o problema, shampoos tonalizantes e hidratação constante farão com que você volte a ter os fios da cor que sempre sonhou.

Mão apertando dispositivo para obter uma porção de óleo que combate os danos capilares do verão

FOTO: Shutterstock.com

Cabelos opacos

O que pode deixar o fio fosco é sua exposição excessiva ao sol, acompanhada de fatores externos como poluição, cloro, sal e vento. Para prevenir o  problema, nada melhor do que adotar novos hábitos com os cabelos. Evite lavar os fios todos os dias, pois eles podem perder ainda mais a sua oleosidade natural. Protetor térmico também deve ser um hábito diário, bem como aplicar leave-in antes de pegar praia ou piscina. “Já para voltar a ter fios com brilho, use produtos ricos em queratina tanto em  casa  quanto  no  salão”,  indica Brigitte. Duas outras receitinhas caseiras que fazem diferença: dar o último enxágue durante o banho com água fria ou com água mineral.

Danos capilares: fios ressecados

A luz e o calor do sol vêm acompanhados de raios ultravioletas que desidratam os cabelos e acentuam a perda de elasticidade. Para prevenir esse problema, utilize diariamente um bom leave-in líquido com protetor solar na sua fórmula. Como o excesso de chapinha e de escova no verão também pode potencializar o ressecamento, outra saída é redobrar os cuidados diários. “Aplicar semanalmente máscaras de hidratação e utilizar protetor térmico antes de alisar os fios são duas ações simples que dão bons resultados”, destaca Brigitte Revollo. Hidratação também é a receita para tratar o ressecamento quando ele já é uma realidade, assim como o uso de reparador de pontas. Como o ressecamento é reflexo de uma má distribuição da oleosidade natural dos fios, as pontas acabam sendo as primeiras a sofrer com o problema.

Mulher com cabelo escuro e chanel que sofre com os danos capilares de fios murchos

FOTO: Shutterstock.com

Madeixas murchas

Cabelos excessivamente gordurosos tendem a perder volume, balanço e movimento, ganhando aquela aparência murcha e completamente sem vida. Outro probleminha muito comum é esse tipo de fio ficar com um aspecto sujo no verão, uma vez que o suor também pode estimular o aumento na produção  da oleosidade. Tanto para prevenir quanto para tratar esse mal a saída é bastante fácil e barata: use shampoo para  cabelos  oleosos  no  seu dia a dia. Pegue leve também na quantidade de leave-in aplicada no cabelo, restringindo seu uso às pontas.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Brigitte Revollo, hairstylist e proprietária do salão Brigitte’s Fine Arts, do Rio de Janeiro; Pedro Paulo Marques, do Salão Pedro Paulo Cabeleireiros, de São Paulo