MODA & BELEZA

8 cuidados que são necessários antes de alisar os fios

Vai alisar os fios? A chapinha e o secador são aliados nessa hora, mas também podem se tornar inimigos dos fios caso não sejam utilizados da maneira correta

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 17:42
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A chapinha e o secador são verdadeiros amigos da mulher, principalmente de quem gosta de ter os fios sempre lisinhos. Porém, alguns cuidados devem ser tomados por quem utiliza essas ferramentas, como a temperatura da chapinha e o uso de alguns produtos antes do procedimento. Confira as nossas dicas para alisar os fios sem medo:

mulher quer alisar os fios, passando chapinha no cabelo

Foto: Shutterstock.com

1 – Confira a temperatura da chapinha

Para usar a chapinha com frequência e não estragar os fios, é importante regular o grau térmico da prancha, para que não fique muito quente a ponto de queimar os seus cabelos.

SAIBA MAIS

Escova progressiva de açaí: alisa e trata o cabelo

O corte deixou o cabelo volumoso demais? 

Aprenda a arrumar a sua franja como no salão

2 – Utilize produtos antes do alisamento

O procedimento correto para fazer uma boa chapinha é lavar, secar bem a cabeleira e passar um defrizante (com proteção térmica) antes da prancha.

3 – Saiba escolher a ferramenta para alisar os fios

Se você usa muito o aparelho, opte pelos modelos mais finos, pois a permanência perto dos fios é menor, o que evita danificá-los. Opte também pelos modelos de prancha de cerâmica, que não queimam e não quebram os fios, além de não grudarem nos cabelos.

4 – Consulte um profissional

Peça para o seu cabeleireiro indicar qual é o modelo de escova que resultará em um melhor alisamento para o seu tipo de fio.

5 – Deixe os fios com aspecto natural

Para evitar o aspecto “escorrido” dos fios com chapinha, aplique um defrizante, que deixa os cabelos mais naturais, e dê leves viradinhas nas pontas.

6 – Não faça chapinha com os fios úmidos

Usar a chapinha nos fios úmidos só é recomendado em casos de tratamento (hidratação) feito por um profissional e com um modelo específico, que é cheio de furos.

7 – Tem fios tingidos? Redobre a atenção!

Se você tem cabelos coloridos e costuma fazer escova ou chapinha com frequência, lembre-se de redobrar os cuidados com a hidratação, para não ressecá-los demais.

8 – Cuidado com a umidade!

Para impedir que a umidade estrague o seu penteado, use produtos impermeabilizantes.

Consultoria: Paulo Persil, Silvana Avelar, Célia Liberato e Ivan Guimenez, hairstylists do RW Persil, de São Paulo; Ademir de Padua, hairstylist do Salão Ademir de Pádua, do Rio de Janeiro; Maria Nazaré de Souza, hairstylist do Walter’s Coiffeur Fashion Mall, do Rio de Janeiro