MODA & BELEZA

Como higienizar corretamente a escova de cabelo?

A higienização da escova de cabelo é fundamental para manter o glamour e os fios sempre impecáveis. Confira dicas para conservar a sua!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 18:10
Atualizado às 12:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Limpar a escova de cabelo diariamente é um ato que parece não ter grande importância ou consequência para a saúde ou boa aparência dos fios e do couro cabeludo. Mas cuidado, apenas parece! O acúmulo de resíduos cosméticos, células mortas e poeira é o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que, se transferidos para as madeixas, podem provocar caspa e outras doenças. Além disso, deixar esses resíduos se acumularem prejudica a durabilidade da escova já que os fios enfraquecem as cerdas. “O ideal é limpá-la a cada utilização”, recomenda Kátia Toledo, técnica da Marco Boni.

escova de cabelo

Foto: Shutterstock.com

Onde guardar e como lavar corretamente

Outras dicas para garantir a durabilidade da peça e, de quebra, manter a cabeleira bonita e saudável, são guardá-la em local arejado e utilizar o limpador de escovas, um produto parecido com um pente, que possui cerdas firmes e foi desenvolvido para limpar entre as fileiras da escova. Já para limpeza mais profunda, basta lavá-la semanalmente em água corrente e, a cada dois meses ou sempre que sentir necessidade, deixá-las de molho com água sanitária ou sabão neutro por 15 ou 30 minutos.

SAIBA MAIS

Melhor secador: saiba como escolher o equipamento!

Como preparar o cabelo para fazer penteado em casa?

Saiba como escolher o babyliss para fazer cachos no cabelo!

Dicas úteis para conservar a escova de cabelo

A forma de limpar o instrumento tem relação com o tipo de material da base. Confira!

Metálicas: por não serem resistentes à umidade, lave-as rapidamente e enxugue retirando toda a água, evitando deixá-las de molho.
Porcelana: limpe a escova com um algodão levemente umedecido e, se achar necessário, utilize sabão neutro para eliminar o restante da sujeira.
Plástico: esfregue as cerdas com uma esponja umedecida com água e sabão neutro. Em seguida, enxágue e deixe secar naturalmente.

Texto: Ana Beatriz Casali/Colaboradora | Consultoria: Kátia Toledo, técnica da Marco Boni, (11) 4615-6500