Confira dicas especiais de como cuidar de peças de couro!

O Papo Feminino reuniu dicas especiais de como cuidar de roupas e acessórios de couro. Elas vão aumentar a vida útil da sua peça e arrasando ainda mais.

None
Foto: Reprodução/Internet

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/10/2017 às 12:40
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ninguém gosta de ver aquela bolsa preferida toda desgastada, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, reunimos dicas especiais de como cuidar de roupas e acessórios de couro. A designer e mestre em engenharia de produto, Luciana Duarte, revela que “cada vez mais, o couro tem recebido acabamentos químicos e de impressão, permitindo uma infinidade de tratamentos em sua superfície”. Sendo assim, está cada vez mais fácil cuidar daquela sua bota favorita.

Mas é bom tomar cuidado com os produtos, pois o que é chamado de couro pelas lojas nem sempre se trata do material “legítimo”, apesar da aparência semelhante. Segundo a legislação, couro é a pele de animal usada como matéria prima, ou seja, o laminado sintético ou o couro ecológico, que são muito comercializados por aí, podem não receber o mesmo tratamento.

Os tipos de couro mais comuns

  • Legítimo: é toda pele dos mais diferentes animais (cobra, boi, avestruz, peixe e etc.)
  • Ecológico: “é um termo mercadológico que tem designado dois tipos de materiais: o laminado de tecido com borracha e o couro do peixe”, explica Luciana.
  • Biocouro: se refere ao couro animal com menos quantidade de produtos químicos em seu tratamento.
  • Laminado sintético (ou couro sintético): “é o laminado de algum polímero, como o poliuretano, que vem do petróleo e imita o couro legítimo”, esclarece a designer.
  • Laminado ecológico: é o tecido de algodão que recebe uma camada de borracha em toda sua superfície, com um aspecto visual semelhante ao couro, ou os encauchados (feitos de forma artesanal).

Aprenda a cuidar das peças de couro!

Edição: Vinicius Bomfim

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.