Como cuidar de cabelos finos

A falta de volume pode comprometer na hora de apostar em penteados nos cabelos finos: aprenda a lidar com o problema!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/09/2015 às 10:07
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cabelos fininhos não são necessariamente fracos, portanto, a textura deles não é motivo para preocupação com a saúde dos fios. No entanto, os mais finos têm menos volume e, por isso, podem ser mais difíceis de serem ajeitados no dia a dia.

Oito receitas de hidratação para diferentes cabelos

+ Dicas para cuidar dos cabelos na praia

“É indispensável apostar em produtos para encorpar os fios”, orienta Ruth Damaris, hairstylist do Vimax, em São Paulo. Para Ítalo Leite, do salão Werner Maison, do Rio de Janeiro, dar leves amassadas no comprimento dos fios e nas pontas pode ser uma alternativa para ganhar mais volume.

Como cuidar de cabelos finos

Foto: Shutterstock Images

Hora de lavar

Para Ruth, o segredo para cuidar bem dos cabelos finos também está na lavagem. “Escolha um xampu leve e aplique pouco condicionador somente nas pontas”, ensina a especialista. Ainda na lavagem, finalize com um jato de água fria para evitar a oleosidade no couro cabeludo. E no momento de hidratá-los, Leite afirma que os óleos mais leves estão liberados, mas só podem ser aplicados nas pontinhas.

Confira 7 óleos poderosos para restaurar os cabelos

Como valorizar cabelos lisos e cacheados

Hora de secar

Ruth alerta que não é ideal expor os fios mais finos à alta temperatura sem uma proteção térmica adequada. “Esse tipo de cabelo é mais sensível e se rompe com mais facilidade”, avisa. Por isso, ao usar o secador, não direcione o calor na raiz. “Seque o cabelo com a cabeça para baixo para dar mais volume aos fios e use um jato em temperatura morna”, sugere Leite.

Como cuidar de cabelos finos

Foto: Shutterstock Images

Melhores cortes

No salão, os cortes mais indicados para valorizar os fios fininhos são os desfiados que conferem um pouco mais de balanço. Os cortes retos podem evidenciar a falta de volume e deixar o cabelo minguado. E é indicado aparar as pontas regularmente para manter o corte em dia, pois isso ajuda a valorizar os fios.

Química

Em relação aos procedimentos químicos, este é um tipo de fio que exige mais cuidado. “Ele pode se romper com mais facilidade, por isso o recomendável é usar produtos mais suaves, que preservam a integridade desse fio”, explica Ruth.

Truque de salão

Para garantir mais volume, Ítalo Leite ensina um truque para o dia a dia: “Invista em uma pomada em pó, aplique-a no topo da cabeça antes de sair. Sem excesso! Esse produto é milagroso, pois ajuda a levantar a raiz e garante mais movimento ao comprimento”, finaliza.

Texto: Simone Cunha/Colaboradora