Como conquistar cabelos longos brilhantes e saudáveis?

Hairstylist indica 3 cuidados diários que ajudam a manter os cabelos longos com aspecto saudável e textura macia

None
Fotos: Ramón Vasconcelos, Estevam Avellar e Caiuá Franco/Rede Globo/Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/07/2016 às 18:38
Atualizado às 12:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Cleo Pires, Camila Queiroz e Cris Vianna

Fotos: Ramón Vasconcelos, Estevam Avellar e Caiuá Franco/Rede Globo/Divulgação

O cabelão comprido é o comprimento preferido das brasileiras e também de famosas como Cleo Pires, Camila Queiroz e Cris Vianna e outras beldades da TV. Mas para desfilar com cabelos longos e lindos é necessário aderir a uma rotina de cuidados. O hairstylist e embaixador da iCabelos, Gil Prando, dá 3 dicas preciosas que auxiliam nessa tarefa. Confira!

SAIBA MAIS:

Mentiras que todo mundo acredita e acabam com o cabelo

Dicas de cuidados para quem tem cabelo fino

Aprenda a fazer detox capilar caseiro e economize no salão

Quais tratamentos são necessários para cabelos longos?

Nutrição e hidratação são os tratamentos essenciais para manter os cabelos longos saudáveis e com brilho, principalmente se forem cacheados, que tendem a ser mais sensíveis e naturalmente ressecados. O hairstylist aconselha a aplicar produtos de hidratação profunda em todas as lavagens, pois a água do chuveiro contém cloro em abundância, que provoca o ressecamento dos fios.
Invista em linhas de tratamento formuladas com óleos nutritivos, como argan, ojon ou coco, e manteigas de karité ou abacate, pois esses ingredientes agem com bastante eficiência em cabelos danificados. O profissional também indica cosméticos com biotina (vitamina H), que pode ser aplicada na raiz, garantindo que os fios nasçam com mais força.

Mulher com cabelos longos e soltos

Foto: Shutterstock Image

Como devo lavar os cabelos longos?

Em média, a frequência deve ser de três vezes na semana, para que o couro cabeludo não fique sujo e nem as pontas ressecadas. Já os cacheados devem ter um tempo maior entre uma higienização e outra, sendo recomendado lavar os cabelos a cada três dias. Outra indicação do profissional é usar xampu formulado com vitamina C, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo a limpeza do couro cabeludo e trazendo brilho aos fios. Invista em um bom leave-in para manter as pontas das madeixas sempre hidratadas.

Seque os cabelos compridos corretamente

Submeter os fios a altas temperaturas do secador sem a aplicação de um protetor térmico deixa as madeixas opacas, avermelhadas e com aspecto ressecado. Utilizar o secador ou a chapinha diariamente ou muitas vezes na semana também causa danos e facilita a quebra do fio por tração.
Outra dica é evitar escovar os cabelos ou utilizar a chapinha enquanto eles ainda estiverem molhados. “Quando os fios ainda estão molhados, tendem a esticar e quebrar com maior facilidade. Uma dica é utilizar os próprios dedos para desembaraçar as madeixas e trocar o babyliss e a chapinha por máscaras e pastas modeladoras”, afirma Gil.

Consultoria: Gil Prando, hairstylist e embaixador da iCabelos