MODA & BELEZA

Celulite: como se livrar dos furinhos indesejados

Descubra aqui as principais causas da celulite, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto e veja em qual estágio do aparecimento dela você está

None
São vários os fatores que podem causar o aparecimento de celulites. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/03/2017 às 14:02
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Essa aparência de “casca de laranja” é um mal que acomete a maioria das mulheres e parece não ter salvação. Mas fique calma, porque tem. “Celulite é a alteração da substância líquida que envolve as células da pele, tornando-a mais densa e modificando o metabolismo local, causando compressão, alteração circulatória, edema, entre outros problemas”, explica a dermatologista e nutróloga Paula Cabral. O resultado acaba sendo a pele com o aspecto de “casca de laranja”, que aparece nas coxas, culotes e, principalmente, no bumbum. Se o surgimento da celulite se concentrar nos membros superiores (abdômen e braços), pode indicar um aumento excessivo de peso. Além disso, seu aparecimento pode estar relacionado a outro problema de saúde: as varizes, que são resultados da compressão vascular.

mulher apertando pedaço da perna para ver furinhos da celulite, celulite: como se livrar

São vários os fatores que podem causar o aparecimento de celulites. Foto: Shutterstock

Principais causas da celulite

Os furinhos desagradáveis são decorrentes, muitas vezes, de fatores como obesidade, sedentarismo e efeito sanfona, além de ser consequência de pouca ingestão de água e mau funcionamento intestinal que, segundo Paula, são indicadores determinantes para o surgimento da celulite. A má alimentação também contribui para que a inflamação apareça, já que o excesso de toxinas proveniente de alimentos industrializados precisa ser diluído e necessita de antioxidantes para sua eliminação. É necessário que seja ingerida uma grande quantidade de água para eliminar essas substâncias tóxicas porque, caso isso não ocorra, elas ficarão retidas e irão se acumular no tecido gorduroso, surgindo a celulite. Outro fator crucial para o aparecimento dos furinhos é o sedentarismo, uma vez que a falta de exercícios físicos faz mal para a saúde e tende a contribuir para o armazenamento de gordura.

Hereditariedade

É comum as pessoas pensarem que porque a mãe ou a avó tem celulite elas terão também, mas não é bem assim. Existe, sim, a predisposição ao aparecimento, mas não é regra. “O fator hereditário é predisponente, mas não significa que a pessoa estará fadada a ter celulite, porque muito irá depender do estilo de vida adotado, como hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, tabagismo etc”, explica Paula.

Mitos e verdades

Confira quais são as perguntas mais frequentes sobre o que realmente funciona e o que é mito para se livrar desse incômodo de vez.

Bebidas gaseificadas agravam o quadro de celulite?

Sim, porque são industrializadas, pobres em nutrientes e ricas em sal, que favorecem a retenção de líquidos. “Esses produtos possuem muito sódio e elementos que intoxicam nosso organismo, dificultando a circulação e o sistema linfático”, atenta Renata Buzzini.

Café e chá-mate são vilões?

Sim. A cafeína, presente nas duas bebidas, quando ingerida após as refeições, pode impedir que o organismo absorva os nutrientes dos alimentos. “Se a ingestão desses líquidos acontecer todos os dias, aliado ao sedentarismo, haverá uma piora da pele e, consequentemente, o aumento da celulite”, explica Bianca Innocêncio.

Pílulas anticoncepcionais colaboram para o aparecimento?

Sim, pois elas tendem a fazer com que o corpo retenha líquidos, piorando a circulação sanguínea e prejudicando os tecidos da pele.

Ficar na mesma posição prejudica a pele?

Sim, pois ficar horas sentada dificulta a circulação sanguínea e impede a liberação de toxinas do organismo, o que contribui para a deformação da pele e tecidos. Dica: levantar-se a cada 50 minutos para dar uma volta favorece a circulação.

Esfoliação combate o aspecto “casca de laranja”?

Pode ajudar. A esfoliação é um procedimento superficial que retira as células mortas da pele, renovando os tecidos e auxiliando a boa circulação.

Celulite se agrava com a idade?

Também. Com a idade, a pele tende a perder colágeno, diminuindo a absorção natural de água e comprometendo a textura das células. Mas elas se agravam com o tempo principalmente por causa de hábitos alimentares incorretos e ausência de exercícios físicos.

Álcool favorece o surgimento dos furinhos?

Sim, porque o excesso de bebida alcoólica intoxica o fígado, órgão muito importante no processo de desintoxicação.

Graus da celulite

Ela é classificada em até quatro graus. Cada um exige diferentes tratamentos para minimizar as deformações na pele. Descubra abaixo em qual grau você se encaixa.

Texto: Júlia Prado
Consultoria: Paula Cabral, dermatologista e nutróloga; Renata Buzzini, nutricionista; Bianca Innocêncio, nutricionista; Mônica Felici, dermatologista.

LEIA TAMBÉM: