Cabelos longos: dicas de corte e lavagem para deixar os fios sempre lindos

Os cabelos longos ainda são os queridinhos das brasileiras, pois deixam o visual mais poderoso e podem ser usados em todas as estações do ano

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/11/2016 às 20:26
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os cabelos longos ainda são os queridinhos das brasileiras, pois deixam o visual mais poderoso e arrasam em qualquer estação do ano. Por outro lado, é fato que exigem mais cuidados para ficarem impecáveis. Consultamos especialistas e selecionamos dicas para você manter o cabelão sempre lindo e saudável.

Mulher morena com cabelos longos e bem cuidados

FOTO: Shutterstock.com

Manutenção de corte nos cabelos longos

Cuidar das pontas é essencial para que o cabelo se mantenha saudável. Ao contrário do que muita gente pensa, os fios longos precisam ser cortados periodicamente, em média a cada dois meses, para evitar que apareçam as temidas pontas duplas. Um cabelo que fica sem corte por muito tempo tende a afinar e quebrar facilmente, sendo necessário tirar muitos centímetros do comprimento para recuperá-lo. Ter um corte que dê balanço e movimento ajuda a deixar o visual mais leve. Fazer camadas, desfiar, repicar ou cortar os fios em degradê são opções para quem não quer cortar muito o cabelo, mas também deseja deixá-lo com o aspecto moderno. Fazer o corte em “U”, levemente alongado atrás, é outra opção que não diminui o comprimento dos fios. É importante que os cortes combinem com o tipo do seu cabelo e, claro, com sua personalidade.

Mulher cuidado dos cabelos longos em casa, após banho

FOTO: Shutterstock.com

Lave com cuidado os cabelos longos

É importante escolher produtos adequados para o seu tipo de cabelo, senão seu trabalho irá todo por água abaixo! Existem diversos produtos no mercado, basta saber qual é o mais indicado para as suas madeixas. Para acertar na lavagem dos fios longos, comece espalhando o shampoo nas mãos e aplique por todo o cabelo, evitando acumular o produto em uma única região da cabeça. “Não lave ‘embaraçando’ e esfregando os fios, mas sim massageando o couro cabeludo com movimentos circulares”, explica a hairstylist Penélope Beolchi. No comprimento e nas pontas, massageie cuidadosamente para não quebrar os fios. O condicionador deve ser aplicado somente do comprimento às pontas para não deixar o couro cabeludo oleoso. “A principal função do condicionador é fechar as escamas que o shampoo abriu, e não somente a hidratação”, revela Luciana Cunha, química responsável da Cadiveu. Outra dica é enxaguar e retirar todos os produtos do cabelo para tê-los sempre soltos e brilhantes. Na hora de secar com a toalha, aperte as mechas do cabelo delicadamente, evitando esfregar. Se for usar um secador, aplique leave-in ou outro termoativo para não danificar as madeixas com o jato de ar quente.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.