MODA & BELEZA

Cabelos cacheados: os fios pedem alguns cuidados extras!

Os cabelos cacheados são lindos, mas merecem uma atenção especial quando o assunto são cuidados diários. Saiba o que é indicado para o seu tipo de fio!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/03/2017 às 19:24
Atualizado às 11:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“A tendência dos lisos vai mudar”, já avisou Richard Metairon, famoso cabeleireiro francês que há tempos trabalha no Brasil. E muitos outros profissionais renomados do meio também garantem que agora é a vez dos cabelos cacheados. Nada de fios superlisos e sem volume: a ordem é deixar o visual bem natural, retomando os cabelos volumosos em alta da década de 80. Volumosos, porém tratados.

mulher com os cabelos cacheados

Foto: iStock.com/Getty Images

Coloque os cabelos cacheados na linha!

Quando se fala de cabelos cacheados, basta descuidar um pouquinho deles para que a rebeldia dê o ar da graça. Por que isso acontece? Porque são naturalmente mais secos e quebradiços, o que pede que você dê uma atenção especial a eles. Para começar, aposte em um bom corte para as suas madeixas. Isso pode fazer milagres nos fios, sabia? Então, escolha bem o cabeleireiro que irá cuidar desta missão mais do que importante. Vale pedir aquela famosa indicação das suas amigas. Além da tesoura, cabelos encaracolados precisam de hidratação constante. E tudo começa com a escolha dos xampus e condicionadores certos para o seu tipo de cabelo. No mercado, há uma variedade enorme de produtos com ingredientes especiais que controlam o volume, hidratam os fios e dão brilho.

Finalizadores: grandes aliados

Para domar os cachos e os fios que teimam em ficar fora do lugar, nada melhor do que um bom finalizador. Porém, é mais do que necessário saber selecionar qual produto é ideal para as suas madeixas. O silicone, por exemplo, não é aconselhável porque os deixa pesados. O melhor é aplicá-lo apenas nas pontinhas dos fios. Nesse caso, prefira utilizar uma mousse sem álcool ou um produto à base de gel, e sempre longe das raízes. As pomadas são a mais nova opção para modelar. Dê preferência para as com efeito seco. Aliás, o efeito molhado dado por pomadas e géis está bem fora de moda. Contudo, antes de escolher o finalizador ideal para você, procure buscar as orientações de um profissional de sua confiança.

Tipos de fios:

Cacheado

Esse tipo de cabelo é bastante comum no Brasil. Possui uma parte mais lisa, com leves ondas, e outra com cachos maiores, às vezes sem muita definição. Também tem um volume excessivo e as pontas secas.

Alguns cuidados:

• Escolha produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Importante: dê sempre preferência aos de boa qualidade. Vale a pena pagar um pouquinho mais para manter os fios bem cuidados.

• A porção mais lisa tende a ser mais bem-nutrida do que as pontas, então, os cuidados maiores devem se concentrar nessa parte final dos fios. O que fazer? Usar um bom reparador de pontas ou hidratante capilar.

Crespo

Eles têm cachos pequenos bem definidos ou médios, que se formam desde a raiz ou são mais lisos próximo ao couro cabeludo e vão ganhando volume mais para baixo. Também pedem atenção extra, já que são frágeis e mais ressecados.

Alguns cuidados:

• O condicionador é imprescindível, mas depois deve ser retirado normal- mente. Nada de deixar no cabelo para baixar o volume. Prefira um creme para pentear sem enxágue, e que mo- dele os cachos.

• Os cachinhos dificultam a chegada dos nutrientes às pontas, deixando os fios mais secos. Então, na hora de lavar, é fundamental massagear bem o couro cabeludo (com as pontas dos dedos, não com as unhas).

Afro

É o cabelo que é crespo desde que cresce. As donas dessa cabeleira também são as que mais mudam o visual, fazendo apliques, tranças e alisamentos.

Alguns cuidados:

• Evite desembaraçar os fios com força: use um pente de dentes largos e penteie com calma. Na hora de secar, também não é aconselhável esfregar a toalha, apenas pressione-a levemente.

• Se você não vive sem secador, chapinha ou babyliss, procure diminuir a temperatura dos aparelhos e reforçar a hidratação. Usar produtos de proteção térmica também é legal, pois eles diminuem o efeito do calor.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM