Liso impecável: saiba como ter o cabelo dos seus sonhos em casa!

Com a união do produto e da técnica certa, seu cabelo pode ter o brilho e a maciez que nunca teve. Saiba como ter o cabelo liso perfeito!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2017 às 18:14
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se deseja ter as madeixas lisinhas, mas não tem muito dinheiro para gastar no salão, selecionamos dicas infalíveis de especialistas para você fazer o alisamento sozinha e ter o resultado esperado. Veja como deixar seu cabelo liso perfeito!

Truques para ter o cabelo liso perfeito

O produto certo

“As substâncias para alisar os fios são mundiais e as mais usadas são: guanidina (hidróxido de cálcio), hidróxido de sódio, tioglicolato de amônia e lithium. Então, quem deseja alisar 100% os fios terá que usar uma dessas substâncias, independente de ser em casa ou no salão”, diz Carmen Marijuan, diretora education da Alta Moda É….

Para ter certeza de qual é o melhor produto para você, é preciso saber exatamente qual efeito deseja: alisamento ou redução de volume. No primeiro caso, prefira os hidróxidos, que são os mais potentes; para redução de volume, o tioglicolato de amônia funciona bem. Outro cuidado é analisar se o seu cabelo pode receber determinada química, pensar busque referências sobre a marca e veja se ele tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para evitar problemas.

Como fazer

Para o tratamento ter o resultado esperado, é preciso seguir à risca as recomendações do fabricante. Cada produto exige um preparo do cabelo e tem uma forma correta de aplicação. Não pule etapas!

Mulher, cabelos castanhos, lisos e longos

Foto: Shutterstock.com

Teste da mecha

Use a técnica para ver se você é alérgica ao produto ou ao seu cheiro e como seus cabelos nos tratamentos que você já fez e escolher um que tenha o mesmo princípio ativo. Se quiser mudar, tenha cuidado: quem usa hidróxido de cálcio pode escolher guanidina, hidróxido de sódio ou lithium; já quem usa tioglicolato de amônia não deve mudar de alisante.

A coloração e os reflexos também devem ser levados em conta: se escolheu tioglicolato deve evitar tinturas superclareadoras e observar a quantidade de amônia presente nos produtos e escolher os que tiverem menor quantidade. Agora para o outro grupo de químicas, opte por tons mais claros que 5.0 ou luzes e mechas.

Antes de usar um produto, cabelos reagem ao tratamento. Nesse momento, você deve também analisar o tempo de exposição para conseguir o resultado desejado. Se não tiver nenhum problema, separe a mecha que passou pelo teste e aplique a química no restante dos fios.

O hairstylist Cristhofer Glöe, do Homa Elite Salon, explica como fazer: “Uma pequena quantidade do produto é aplicada em uma parte menos visível e é feito o procedimento completo do alisamento somente nessa mecha. Ao final do processo observamos se o cabelo ficou na textura desejada, se manteve a qualidade e se o resultado foi o esperado”

Retoque

Para saber a hora de aplicar novamente o produto, observe o crescimento do cabelo e a ondulação da raiz. O retoque, normalmente, é feito após 90 dias. Mas, antes de fazer outra aplicação, o produto precisa ter saído completamente para evitar queda e ressecamento. “O retoque deverá ser feito apenas nas raízes crescidas, preservando-se um dedo de distância do couro cabeludo. Deve-se, ainda, proteger a parte do comprimento e pontas com um creme hidratante bem espesso, para não aplicar o produto nos cabelos que já foram alisados anteriormente”, orienta Carmen.

Outros segredos para ter o cabelo liso perfeito

  • Controle a temperatura da chapinha e do secador. Nem tão quente, nem tão fria. O certo é usar a temperatura indicada para cada tipo de cabelo. Ou seja, quanto mais grosso e crespo, mais quente deverá estar o equipamento.
  • Para que ficar com o cabelo liso perfeito e com volume, puxe a chapinha para cima enquanto estiver alisando. Dessa forma, irá modelar a ponta e levantará a raiz.
  • As escovas retas, do tipo raquete, são melhores para criar o efeito liso impecável. uEvite usar produtos com óleo antes de escovar o cabelo.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.