Cabelo fino, médio ou grosso? Dicas para identificar e cuidar

A espessura do fio influencia no tratamento e no corte das madeixas, por isso é importante saber identificar se você tem cabelo fino, médio ou grosso

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 18:55
Atualizado às 12:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cada tipo de espessura de fio necessita de um modo de tratar das madeixas diferente, ou seja, cabelo fino, médio e longo precisam de cuidados específicos. A análise é importante para determinar medidas na hora de cortar, hidratar e usar produtos químicos. Confira!

Mulher cabelo fino

FOTO: Shutterstock.com

Cabelo fino

A principal característica desse tipo de fio é a sua fragilidade. É importante que você tome cuidado na hora de desembaraçar, prender e usar secador e chapinha, pois eles se quebram muito facilmente. “O cabelo fino sofre mais os efeitos das ações químicas, mecânicas e térmicas, tais como permanentes, tinturas e as próprias agressões da escovação e secagem diárias”, destaca o dermatologista Erick Omar. Para conquistar volume, invista em cortes repicados, sobre tudo no topo, e use pentes de dentes estreitos, que ajudam a dar essa impressão. Na hora de hidratar os fios, busque opções que contenham queratina, óleo de argan e manteiga de karité. Para os cuidados diários, use produtos para manter os fios fortes e resistentes. Atenção na hora da aplicação: o excesso pode deixar as madeixas pesadas e com menos volume.

SAIBA MAIS:

Cor e a textura dos fios influencia na espessura do cabelo

Como lavar das madeixas fininhas

Aprenda a valorizar os fios lisos e cacheados

Cabelo médio

Com propriedades bem parecidas as do cabelo fino, esse tipo de fio requer os mesmos cuidados. Apesar de serem um pouco mais resistentes, eles também embaraçam com maior facilidade e, por isso, é preciso ter delicadeza na hora de pentear. As hidratações com substâncias que doam força e os cortes repicados são as principais recomendações.

Cabelo grosso

Eles são os mais fortes da lista e também os mais volumosos. “Em geral, devem ser priorizados os cortes que reduzam ou não aumentem ainda mais o volume. Em relação à escovação, cabelos grossos costumam ser mais resistentes que os finos e médios. A utilização de pentes de madeira com dentes largos evita que eles se tornem arrepiados e mais volumosos”, recomenda o dermatologista. As melhores hidratações para fios grossos são as que contêm ceramidas ou óleos de frutas. Para reduzir o volume, invista em sérum e leave-in em creme.

Texto: Carol Ferreira/Colaboradora | Consultoria: Erick Omar, dermatologista especialista em tricologia, do AE Skin Center, de São Paulo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.