Tintura, alisamento, luzes… Afinal, o que pode fazer na cabeleira das crianças?

Desde cedo os pequenos já querem transformar as madeixas com tintura, corte ou descoloração. Mas o que é realmente permitido para o cabelo das crianças?

- Foto: iStock.com/Getty Images

Os casos de crianças que sofreram lesões devido ao uso de químicas nos fios assustam. Mas resistir aos pedidos dessa garotada também não é fácil. O que fazer nessas horas e quais os cuidados fundamentais que devemos tomar com o cabelo das crianças para não prejudicá-lo?

cabeleireira secando o cabelo de uma menina criança

Foto: iStock.com/Getty Images

Cuidados com o cabelo das crianças

A vaidade atinge meninas e meninos cada vez mais cedo. “Os alisamentos começam a ser desejados logo que as meninas passam a se sentir incomodadas com os cabelos ‘armados’. Isso já acontece a partir dos 5 anos”, comenta o hairstylist Filipo Saliba. O problema é que tanto os fios quanto a pele das crianças são mais frágeis, finos e sensíveis às químicas. “Elas podem desenvolver processos alérgicos, intoxicações e queimaduras”, revela a dermatologista Glicia Icae Rodante. Por isso, a Anvisa não recomenda a utilização de procedimentos químicos em meninas e meninos com menos de 12 anos. E não há no Brasil produtos alisantes ou de coloração feitos exclusivamente para o público infantil. As luzes são ainda menos indicadas, já que exigem descoloração, técnica muito agressiva para fios sensíveis. “Recomendamos fazer apenas a partir dos 15 anos, que é quando, também, a cor do cabelo da pessoa está finalmente definida”, complementa Filipo.

Saídas compatíveis

Dizer “não” nem sempre é fácil, mas colocar a saúde dos pequenos em risco com químicas agressivas não vale a pena, afinal, os danos poderão exigir tratamentos longos para serem revertidos. Para as meninas que desejam clarear os fios, o uso de shampoos à base de camomila pode ajudar a criar nuances suavemente mais claras. Também existem géis e sprays coloridos, específicos para o público infantil, que colorem os fios, mas são removidos na lavagem. Quando o assunto é cabeleira armada, o ideal é hidratá-la para controlar o volume excessivo. “Tratar ainda é a melhor saída”, aposta o hairstylist Sylvio Rezende.

Produtos específicos

Opte sempre por produtos para crianças. Eles apresentam uma composição mais leve, que evita possíveis irritações, principalmente nos olhos, e alergias. Além disso, diversas linhas de produtos capilares para crianças contam com shampoos e condicionadores indicados para os mais variados tipos de cabelo: claros, escuros, cacheados…

Limpinhos

Na hora de lavar, além de usar shampoo e condicionador para o tipo específico de cabelo, é importante ensinar a criança a massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, para deixá-lo sempre bem limpo. Enxáguar bem também é importante, sempre usando água em temperatura morna.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Sylvio Rezende, do salão Tony by Sylvio Rezende Cabeleireiros, de São Paulo; Filipo Saliba, especialista em desenvolvimento de produtos da Doux Clair e Glicia Icae Rodante, da Sociedade Brasileira de Laser; star kids

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência