Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A preocupação com o cabelo caindo muito faz parte da vida de muitas mulheres. Saiba a hora certa de procurar auxílio profissional para diagnosticar e tratar a queda dos fios!
- Foto: Reprodução/iStock.com/Getty Images

Queda de cabelo: saiba qual é a hora de procurar um médico

A preocupação com o cabelo caindo muito faz parte da vida de muitas mulheres. Saiba a hora certa de procurar auxílio profissional para diagnosticar e tratar a queda dos fios!

[PAGE TITLE]

A primeira forma de saber se você está sofrendo com o seu cabelo caindo muito é juntando as madeixas e puxando-as fortemente. Se mais de seis fios se soltarem, é possível que você esteja com queda capilar. Muitos cabelos soltos na escova, no chão do banheiro, no travesseiro e na roupa também podem ser sinais do problema.

“Quando perceber uma perda excessiva, procure um dermatologista. Evite tratamentos caseiros, pois, além de normalmente não funcionarem, perde-se um tempo precioso”, alerta o dermatologista Francisco Le Voci.

Cabelo caindo muito: causas e tratamentos

Além do fator genético, alterações hormonais e na tireoide, estresse, cirurgias drásticas, dietas restritivas, deficiências nutricionais e uso de alguns medicamentos são as principais causas da queda de cabelo nas mulheres. “Quando o fator desencadeante é resolvido, a queda pode diminuir consideravelmente ou até mesmo normalizar”, completa Francisco.

Entretanto, a dermatologista Carla Albuquerque salienta que, quando a descoberta do problema é tardia, nem sempre é possível recuperar os fios perdidos. Por isso, é importantíssimo procurar um especialista assim que se percebem os sintomas.

Com o diagnóstico em mãos, deve-se combater a causa (a correção de uma anemia, por exemplo) e, dependendo do caso, associar outros tratamentos específicos, como o uso de medicamentos, aplicação de loções, laser de baixa potência e carboxiterapia no couro cabeludo.

cabelo caindo muito

Foto: Reprodução/Pixabay

Quando a causa da calvície é genética

O número assusta: cerca de 20% das mulheres sofrem de alopecia androgenética, ou seja, a versão feminina da calvície. Nesse caso, a perda anormal já é percebida a partir da puberdade. A diferença desse tipo para uma queda causada por estresse, por exemplo, é que, quando o fator é genético, a perda é constante (e não repentina e brusca) e há um afinamento e rarefação das madeixas.

“Os cabelos caem para dar lugar a outros fios mais finos”, explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti. Nos casos mais avançados, é possível visualizar o couro cabeludo. Assim que os sintomas forem percebidos, deve-se procurar imediatamente um dermatologista.

Com o tratamento adequado, pode-se estagnar a doença. “Nem sempre é possível recuperar os fios perdidos, pois isso vai depender da intensidade do quadro e do tempo de evolução do problema”, completa a dermatologista Carla Albuquerque.

Texto: Natália Ortega | Consultoria: Carla Albuquerque, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Francisco Le Voci, coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC-SP e coordenador do Departamento de Cabelos da SBD; Sheila Bellotti, terapeuta capilar e tricologista do Centro Capilar Sheila Bellotti

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Nesta terça-feira (24) aconteceu a festa de aniversário da Ludmilla! Para comemorar seus 23 anos, a cantora reuniu amigos e familiares em um salão de festa no Rio de Janeiro! Vem ver os detalhes do evento!

Geral

Atemporais, os vestidos de festa em tons pastel combinam com qualquer tipo de cerimônia. Confira 15 modelos para se inspirar.

Entretenimento

A mulher do cantor sertanejo Gusttavo Lima causou polêmica na Internet. Andressa Suita pintou o cabelo aos 5 meses de gravidez, clareando as mechas e levantando uma grande questão: grávidas podem receber química no cabelo durante a gestação? Confira a resposta e os detalhes do caso!

Estilo de vida

Sucos são bebidas poderosas para quem quer ingerir vitaminas, minerais e fibras de maneira prática, enquanto os chás possuem ervas e outros ingredientes funcionais que fazem milagres pelo organismo. Por isso, misture os dois e aposte nos suchás para turbinar a perda de peso!

Geral

Quando as temperaturas caem, é comum pensarmos logo em peças escuras para compor o look. Mas os tons claros mostraram que podem ser tão elegante quanto o preto nesta estação. Vem ver!

Entretenimento

Relembre os participantes que mais marcaram e fizeram sucesso nas 18 edições do reality e como foi o comportamento dos signos no BBB!

Entretenimento

O suicídio da irmã do Padre Fábio de Melo foi um dos temas de sua entrevista com o jornalista Roberto Cabrini, no Conexão Repórter

Entretenimento

Você é do tipo de pessoa que adora ver as fotos antigas dos ídolos? Confira as fotos de famosos crianças e venha morrer de fofura!