Cabelo e academia: cuide do corpo sem descuidar dos fios

Cabelo e academia: fios suados após o exercício físico podem prejudicar a saúde capilar, por isso é necessário investir em alguns cuidados

None
FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 09:15
Atualizado às 12:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fios suados após o exercício físico podem prejudicar a saúde capilar. Mas isso não é desculpa para não se exercitar! A hairstylist Sônia Nesi, do Rio de Janeiro, explicou como cuidar da cabeleira se você é adepta da malhação, natação ou caminhada! Confira!

Cabelo academia, mulher cabelo longo sentada

FOTO: iStock

Cabelo na academia: malhação

O ideal é que os fios sejam lavados todos os dias logo após os exercícios. O couro cabeludo também sua, deixando os fios e a raiz sebosos. Por esse motivo, é recomendável usar shampoo de limpeza profunda uma vez na semana para retirar todos os resíduos. Já nos demais dias, prefira shampoo que reequilibre o pH dos cabelos. “A transpiração intensa e frequente pode tornar o pH mais ácido.

Consequentemente, o fio acaba ficando fraco e quebradiço”, explica Sônia Nesi, proprietária do Studio de Beleza Sônia Nesi, do Rio de Janeiro. “A acidez do couro cabeludo também pode provocar machucados e lesões nessa região. Inclusive, dermatite seborreica e caspa são comuns em cabelos com suor”, complementa.
Uma boa notícia é que as hidratações não precisam ser feitas com uma grande frequência, já que o suor não interfere no ressecamento dos fios, mas os deixam sujos e oleosos. “No entanto, um peeling capilar é importante, para renovar a pele do couro cabeludo. Pode ser feito uma vez mês”, orienta a profissional.

Mulher nadando com cabelo academia natação solto

FOTO: iStock

Cuidados capilares na natação

A água da piscina deixa os cabelos duros e difíceis de pentear. Além disso, o cobre presente na água clorada reage com a água oxigenada dos cabelos tingidos, fazendo eles ficarem esverdedeados. “Use toucas de silicone e passe um protetor de cor”, recomenda Sônia Nesi.

Para retirar o esverdeado da piscina, nada de receitas caseiras. Aplicar um shampoo antirresíduo é suficiente. No caso das mulheres que são adeptas da praia, o banho de mar também exige cuidados. A dica é passar um leave-in com protetor solar, que não só irá blindar seus fios dos raios ultravioleta como também evitará que os cabelos sofram com as agressões provocadas pelo sal marinho.

Para completar, hidratação e reposições de queratina são fundamentais para deixar os cabelos com uma aparência saudável. Invista nas técnicas de salão uma vez por mês e complete com hidratações caseiras (feitas com produtos de qualidade).

Mulher correndo cabelo solto rua

FOTO: iStock

Praticantes de caminhada ao ar livre

O problema aqui também é a combinação de suor e sol. No primeiro caso, invista nos shampoos de limpeza profunda e faça um peeling capiliar sempre que possível. Já para se prevenir dos raios solares, aplique um leave-in com proteção UVA e UVB antes de calçar o tênis. Para proteger o couro cabeludo, use também chapéu ou boné. Apesar desses dois acessórios não serem 100% saudáveis para os fios, eles ainda podem ser considerados uma boa opção. “Para quem costuma transpirar muito, o boné pode acelerar o processo. Mas é melhor suar e depois lavar os fios do que correr o risco de queimar o couro cabeludo”, finaliza a profissional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Sônia Nesi, proprietária do Studio de Beleza Sônia Nesi, do Rio de Janeiro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.