MODA & BELEZA

Bronzeado perfeito: 5 dicas para se bronzear sem danificar a pele

Para conquistar uma cor bonita sem danificar a pele são necessários cuidados especiais. Veja 5 dicas para você ficar morena sem prejudicar sua saúde!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 11:40
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O verão é a estação preferida das mulheres que gostam de bronzeado! Entretanto, para conquistar uma cor bonita sem danificar a pele são necessários cuidados especiais. Fernanda Sanches, farmacêutica, bioquímica e cosmetóloga, preparou 5 dicas para você ficar morena sem prejudicar sua saúde!

mulher tomando sol

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Filtro solar deve ser reaplicado constantemente

A ordem geral é aplicar os filtros solares 20 minutos antes da exposição ao sol. E reaplicar a cada três horas ou a cada 40 minutos, se entrar na água ou transpirar em excesso. Mesmo devidamente protegida, deve-se evitar a exposição direta ao sol no período entre 10 e 16 horas (11h e 17h, no horário de verão).

2 – Escolha correta do fator de proteção solar (FPS)

Deve ser feita de acordo com a sensibilidade de cada pele ao sol e conforme a intensidade de exposição. O mínimo indicado é o FPS 15, que protege 15 vezes mais em relação ao tempo que a pele demora para ficar vermelha. O ideal é utilizar FPS acima de 30, tanto no rosto quanto no corpo, para garantir um bronzeado sem queimaduras.

3 – Fique longe das fórmulas caseiras

Elas ainda são usadas por quem tem pressa em se bronzear. Muitas são feitas à base de refrigerantes de cola, óleo de cozinha e folhas de figo, por exemplo. Todas, sem exceção, podem queimar gravemente a pele.

4 – Reforce a alimentação

Alimentos ricos em betacaroteno, os que têm o tom amarelado ou alaranjado, como a cenoura, laranja, abóbora, mamão, manga, entre outros, são ricos em vitamina A. Eles auxiliam a formação da melanina, o pigmento que promove o bronzeamento.

5 – Pele negra também precisa de proteção

Quem tem a pele morena ou negra deve usar filtro solar, pois também está sujeita aos riscos da exposição solar. A pele morena é menos agredida devido à proteção natural da melanina, porém os produtos não devem ser esquecidos para evitar queimaduras e até o câncer de pele.

Texto Daniela Andrioli | Consultoria Fernanda Sanches, farmacêutica, bioquímica e cosmetóloga