MODA & BELEZA

Atriz é criticada por aparecer sem maquiagem e gera polêmica: devemos repensar o uso da make?

A ditadura da maquiagem fez uma nova vítima: Letícia Birkheuer, que foi criticada ao postar uma foto de cara limpa no Instagram

None
Reprodução/Instagram

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/06/2016 às 10:03
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na última semana, uma polêmica movimentou as redes sociais. A atriz Letícia Birkheuer publicou uma foto em seu Instagram em que aparece sem maquiagem, e acabou sendo criticada por alguns seguidores. “Meu Deus! Dá pra melhorar essa carinha, né?”, escreveu uma seguidora. Mas a atriz de 38 anos não deixou por menos e respondeu pouco tempo depois: “Na correria do dia a dia, eu não uso maquiagem e não tenho problema com isso. Você tem?”

Atualmente, Letícia faz parte do elenco de “Malhação“, interpretando a professora Monique. Mas o acontecimento serviu para levantar um outro debate: por que esperam que as mulheres usem maquiagem o tempo todo?

Projeto saindo da gráfica! !!

A photo posted by Leticia Birkheuer (@leticiabirk) on

Não tem nenhum problema ser apaixonada por maquiagem! Mas exigir que as mulheres estejam o tempo todo maquiadas é algo que precisa ser repensado. São muitas mulheres que adoram usar a make para realçar a beleza, se sentir mais bonita ou sensual. Mas mesmo assim, é importante ficar atenta para alguns problemas que o uso prolongado pode provocar no rosto, por exemplo.

Hj relembrei os tempos de modelo numa matéria incrível. #quemacontece próxima semana nas bancas.

A photo posted by Leticia Birkheuer (@leticiabirk) on

O uso excessivo de maquiagem pode causar acne

Segundo o site acne.org, um estudo recente no Brasil mostrou que 45% das mulheres já tiveram problemas na pele associados ao uso de cosméticos. Geralmente, esses problemas chamam-se ‘acne cosmética‘ e podem aparecer como pequenas feridas esbranquiçadas, parecidas com pequenos grãos. Por isso, é muito importante retirar toda a maquiagem do rosto antes de dormir!

Não limpar o rosto corretamente pode causar problemas na pele, como o aparecimento de cravos e espinhas. Isso porque muitos produtos causam a obstrução dos poros e glândulas sebáceas do corpo, que favorecem esse surgimento. É preciso ficar atenta também à propensão do desenvolvimento de alergias. Se seu corpo é mais sensível, use sempre os produtos indicados para cada tipo de pele!

tipo-de-maquiagem-cada-pele-1

Reprodução/Shutterstock

Por que homens não usam maquiagem?

É bem raro encontrar um homem que utilize maquiagem no dia-a-dia como nós estamos acostumadas, né? O que você provavelmente não sabia é que, nas civilizações antigas, quem usava maquiagem eram os homens!

No Egito Antigo e muitos séculos depois no Império Romano, os homens usavam o “kohl“, um pigmento preto que é conhecido até hoje como sombra, para contornar os olhos e escurecer os cílios e sobrancelhas. Durante a Idade Média, no entanto, o uso foi abandonado por causa dos conceitos religiosos ligados à crítica da vaidade.

Reprodução/Youtube

Reprodução/Youtube

A maquiagem retorna com força total só no século XV, quando Itália e França começam a fabricar produtos de beleza. Mas esse era um privilégio feito apenas para reis e aristocratas, que usavam principalmente o pó-de-arroz  e pomadas coloridas que serviam como batons. Depois, foi só na década de 1920 que a maquiagem começa a se tornar uma mania mundial, tanto para homens quanto para mulheres. Por uma questão de cultura, passou-se a acreditar que a maquiagem era uma forma de exaltar os traços femininos, criando um padrão estético.

Hoje em dia, são várias as mulheres que não gostam de passar maquiagem, ou que passam só em ocasiões especiais. Da mesma forma, há quem não viva sem. O importante é saber que você pode ser linda de qualquer jeito!