“Eu quero praticidade”: tudo o que você precisa saber para ter um visual fácil e lindo

Saiba como cuidar dos cabelos antes e depois do corte para garantir um visual impecável mesmo sem frequentar os salões com frequência

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2017 às 13:49
Atualizado às 14:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Analisar qual o corte perfeito para o seu tipo de rosto e a sua personalidade é muito importante para garantir um visual arrasador. Mas só isso não basta: cuidar dos fios antes e depois do corte é fundamental se você quer manter o aspecto das madeixas e deixar os fios cheios de saúde! Confira outras dicas:

Proteja

Procure não usar secador e chapinha diariamente. Antes dos aparelhos, sempre aplique produtos termoativados para não agredir os fios.

Pense com calma

Não decida mudar radicalmente no calor da emoção, pois a chance de se arrepender depois é muito grande. Antes de resolver radicalizar, busque referências sobre o novo corte e veja se o estilo combina com seu tipo de fio.

Procure um bom profissional

O visagista é um especialista que vai indicar o melhor look, analisando seus traços, personalidade e até o tempo que você tem para se arrumar no dia a dia. “O cabeleireiro deve levar em consideração o volume do cabelo, a textura do fio e se o corte vai ficar bom naquele tipo de rosto, com base no visagismo e no estilo de vida da pessoa”, explica a hairstylist Luciana Vieira, do salão Jacques Janine Shopping Villa Lobos.

Analise as possibilidades

“Os cortes mais práticos são os curtos desfiados e o chanel, se o fio for liso. Para cabelos cacheados e com volume, os comprimentos médio e longo são os mais indicados”, descreve a profissional.

Se quiser passar mais tempo longe das tesouras…

… fuja dos curtinhos e dos assimétricos. Cortar os fios periodicamente é essencial para mantê-los saudáveis e longe das pontas duplas. Mas se não tiver tempo para passar no salão mensalmente, prefira cortes de médios a longos e menos repicados.

Em alta

Se você faz parte do grupo que não abre mão de seguir tendências, saiba que os longos em camadas e os médios desfiados são os cortes campeões de pedidos nos salões. O repicado proporciona movimento e deixa o look sensual.

Preferência

As franjas laterais seguem em alta, mas é a cortininha reta que tem feito a cabeça da maioria das mulheres – donas de madeixas lisas e com pouco volume.

Hidrate

Passado o momento da escolha, é preciso manter o corte sempre bonito e radiante! A hidratação repõe água e nutrientes, deixando os fios saudáveis e macios. Recorra ao tratamento pelo menos uma vez por mês no salão. Se seus fios forem cacheados ou crespos, diminua o intervalo para 15 dias.

Depois do corte, salão em casa

Prolongue o efeito da hidratação e de outros tratamentos reconstrutores – peça ao seu cabeleireiro para indicar as melhores opções de produtos para você fazer em casa. “As máscaras de hidratação com proteínas, queratina e ceramidas são excelentes aliadas contra o frizz e o volume, além de fortalecerem os fios, evitando a queda”, ensina a hairstylist. Use o produto semanalmente.

Não descuide!

Escolha cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo. Nunca aplique condicionador na raiz e retire bem o produto durante a lavagem. Se as madeixas são oleosas, use shampoo antiresíduos a cada 15 dias. Invista em leave-in na hora da finalização, que além de ajudar na modelagem, controla o frizz, protege contra o sol e doa brilho.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luciana Vieira, hairstylist do salão Jacques Janine Shopping Villa Lobos, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.