Alisamento de cabelo: mitos e verdades sobre o procedimento

Esclareça todas as suas dúvidas sobre os processos de alisamento de cabelo e mude o visual das madeixas sem abrir mão da saúde!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 17:06
Atualizado às 12:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Antes de investir nos processos de alisamento de cabelo, é importante esclarecer algumas dúvidas. Você já se perguntou se o mar e a piscina comprometem o alisamento? E se os cabelos alisados não podem ser lavados com shampoos antirresíduos? Trouxemos essas e outras respostas para você. Confira:

mulher fazendo alisamento de cabelo

Foto: iStock.com/Getty Images

– Somente com formol se consegue o liso perfeito.

MITO. Além do formol, existem outras substâncias alisantes como amônia, guanidina, hidróxido de sódio, etanolamina, entre outras, indicadas para tipos específicos de fios.

SAIBA MAIS

Além da escova progressiva: conheça técnicas que alisam os fios

8 cuidados que são necessários antes de alisar os fios

Salão em casa: conheça 4 tratamentos essenciais para os cabelos

– Grávidas não podem fazer alisamento de cabelo.

VERDADE. Não é recomendado nenhum procedimento químico para gestantes. A saída para a futura mamãe conseguir os fios lisos é apelar para a boa e velha escova seguida de chapinha.

– Alisamento provoca queda de cabelo.

MITO. Mas quando o produto não é bem aplicado, é inevitável que os fios caiam. “A queda dos fios pode ser provocada por vários fatores, como choque químico, aplicação do produto no couro cabeludo, excesso de tempo deixando-o agir e substância alisante inadequada para o tipo de fio”, explica Sérgio G, hairstylist do Studio W, de São Paulo (SP).

– Mar e piscina comprometem o alisamento.

VERDADE. A água do mar e da piscina colocam em risco a saúde de todo tipo de cabelo, principalmente os quimicamente tratados. Portanto, o ideal é passar um creme protetor nos fios, para impermeabilizá-los.

– Cabelos alisados não podem ser lavados com shampoo antirresíduos.

VERDADE. Utilizado para uma limpeza profunda dos fios, o shampoo não vai retirar a química do cabelo, mas remove parte do princípio alisante do produto.

– A quantidade de formol liberada pela Anvisa (0,02%) não é suficiente para alisar os fios.

MITO. Porém, ele não vai deixar os fios com um liso chapado imediatamente. Sua ação é progressiva, exigindo a reaplicação graduada do produto.

– A mesma química usada para alisar também pode ser usada para enrolar.

VERDADE. O processo de mudança na estrutura dos fios é o mesmo. O que muda é a finalização que o cabeleireiro promove.

– O alisamento é o tipo de química que mais danifica o cabelo.

MITO. A indústria química e cosmética aliou a tecnologia a favor dos lisos saudáveis. O que prejudica o cabelo é a aplicação do produto de modo incorreto e feita por um profissional não capacitado.

Texto: Aline Alvarenga/Colaboradora | Consultoria: Ruth Ferreira, cabeleireira do Walter’s Coiffeur, do Rio de Janeiro (RJ), telefone (21) 3418-2538; Sérgio G, hairstylist do Studio W, de São Paulo (SP), telefone (11) 3499-9922

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.