Beijo de mãe: um remédio que não precisa de prescrição!

Beijo de mãe: um remédio que não precisa de prescrição!

A relação de afeto entre mãe e filho, tem o poder de curar. Por exemplo, um beijo de mãe, pode trazer alívio para uma dor. Confira mais sobre o assunto!

mãe e filho felizes
Foto: Shutterstock.com

Essa demonstração de afeto ajuda a aliviar a dor. De acordo com Ricardo Caponero, oncologista, os carinhos no local dolorido, como o beijo de mãe, diminuem a chegada de impulsos elétricos do sofrimento no cérebro. Isso ocorre porque tanto as sensações boas quanto as más chegam pelos mesmos nervos. Quando a criança bate o joelho e a mãe dá um beijo no local, dois estímulos diferentes estão a chegar: primeiro o de dor e logo depois, o de carinho.

mãe e filho felizes

Foto: Shutterstock.com

O beijo de mãe também tem um efeito placebo, ou seja, se ela diz ao filho que vai beijá-lo e que a dor vai passar, ele acredita e a confiança diminui o sofrimento. A sensação de proteção também influência. “Quando uma criança vai fazer um exame, fica mais calma com a presença da mãe ou do pai, porque se sente protegida. Se vai sozinha, começa a sofrer antes. A dor tem conotação psicológica e social”, conta Ricardo.

 

Leia também: 

Consultoria Ricardo Caponero, oncologista