Bebê recém-nascido: 5 principais cuidados no começo da vida

Os primeiros meses da criança são essenciais para a formação do seu sistema imunológico e crescimento. Confira algumas dicas

Conheça os principais cuidados com o bebê recém-nascido. FOTO: Shutterstock
Por Michele Custódio - 07/12/2017

Conheça os principais cuidados com o bebê recém-nascido. FOTO: Shutterstock

Alguns pais de primeira viagem se sentem um pouco perdidos sobre os cuidados corretos com a higiene do bebê recém-nascido e várias dúvidas surgem. Malu separou dicas para proteger o pequeno e mantê-lo saudável!

Higiene materna

Um dos cuidados mais importantes é a higiene da própria mãe. Lave as mãos todas as vezes que for tocar o bebê, especialmente se acabou de usar o banheiro, estiver vindo da cozinha ou da rua. O recém-nascido ainda não desenvolveu anticorpos suficientes para se expor a bactérias, micróbios e vírus e, por isso, precisa ser muito bem protegido.

Pele

A limpeza de xixi e cocô deve ser feita com lenços umedecidos ou algodão e água para que a pele da criança não seja ferida. Seque-o com uma fralda de algodão ou paninhos esterilizados. Para o nariz, utilize um paninho umedecido para remover as secreções ressecadas que ficarem do lado de fora. Já as secreções internas, que podem atrapalhar a respiração do bebê durante a amamentação, devem ser fluidificadas com soro fisiológico antes de serem removidas.

Banho

O banho deve ser dado uma vez por dia e preferencialmente pela manhã. Se não for possível, dê o banho no horário mais conveniente, o importante é não ficar sem essa higiene diária. Use um sabonete neutro com glicerina, tanto no corpo quanto no cabelo do bebê. Atenção: ele nunca deve ser deixado sozinho na banheirinha, pois pode haver acidentes!

O sistema imunológico dos recém-nascidos ainda não está formado, por isso alguns cuidados com a higiene são fundamentais. FOTO: Shutterstock

O sistema imunológico dos recém-nascidos ainda não está formado, por isso alguns cuidados com a higiene são fundamentais. FOTO: Shutterstock

Cordão umbilical

O que restou do cordão umbilical após o parto é chamado coto umbilical e, naturalmente, ele resseca até cair sozinho. A mãe deve cuidar para que o coto não infeccione. Até cair, o local pode ser higienizado com álcool medicinal, ou outro desinfetante não alergênico, usando algodão ou cotonetes. Limpe a cada troca de fraldas e depois do banho.

Evite doenças!

Nos primeiros meses, é muito importante que o bebê recém-nascido não seja levado a ambientes muito cheios, como festas, shoppings ou igrejas, pois nestes locais a chance de haver pessoas com doenças contagiosas é muito alta. Se quiser passear com ele, vá a locais abertos, como parques e jardins, preferindo os primeiros horários da manhã, quando o sol é mais leve.

 

Texto: Flávia Magalhães/Colaboradora

 

LEIA TAMBÉM: