Bebê: confira a alimentação adequada para cada fase do seu filho!

É preciso atentar-se ao que o bebê come, pois a qualidade da alimentação começa cedo. Descubra como seu bebê deve alimentar-se em cada fase!

bebê dormindo
Foto Shutterstock.com

Com tantos produtos no mercado, uma mãe sente-se insegura em relação ao que pode ou não dar de comer ao seu bebê. Descubra como e quando introduzir os alimentos na dieta do seu filho e evite os que são proibidos!

bebê dormindo

Foto Shutterstock.com

ATÉ OS 4 MESES

Por possuir gorduras, vitaminas e outros nutrientes, o leite materno é ideal. Ele protege a criança de infecções e, alergias, é de fácil digestão, está sempre pronto e à temperatura ambiente. Além de estabelecer laços afetivos entre a criança e a mãe. Quando não for possível amamentar, utilize o leite de fórmula sem glúten, pois pode provocar alergias.

ENTRE 4-6 MESES

O bebé já reconhece novos sabores e texturas. Devem ser introduzidas as papas lácteas, carne, vegetais, milho e arroz (os cereais introduzidos não devem conter glúten).

ENTRE 7-8 MESES

Deve introduzir as leguminosas, alimentos que contenham cereais, vitaminas e minerais. Comece por uma refeição com arroz, massa ou puré e metade da dose de carne ou peixe (não mais de 40g por dia).

Leia também: 

9 MESES

Introduza gema de ovo (1/4 para começar), mas certifique-se de que não existem casos de alergia na família. Ela deve ser bem cozida e só a partir de um ano de idade é que deve dar-lhe a gema junto com a clara.

bebê comendo

Foto Shutterstock.com

10 MESES

Nesta idade a sopa deve deixar de ser passada, para que a criança possa mastigar os alimentos. As refeições podem ser diversificadas, porém, evite leite de vaca, doces, gorduras e fritos.

+ DE 1 ANO

A criança já passa a acompanhar a refeição familiar. Mas não exagere no sal e nos doces, controle as proteínas animais. Não dê a seu filho um ovo inteiro, mais do que duas vezes por semana.