Apelido de Babu Santana está relacionado a racismo sofrido na escola

Em entrevista à Marília Gabriela, em 2014, ator conta como sofria bullying na infância

apelido de Babu Santana
Foto: Globo/Paulo Belote

Você pode não conhecê-lo pelo nome de Alexandre Santana, mas com certeza saberá quem é pelo apelido de Babu Santana. O participante do BBB20, que já viveu personagens como Maguila e Tim Maia, tem despertado debates dentro e fora da casa graças aos seus discursos politizados, ora sobre racismo ora machismo.

O fato é que as falas do ator refletem a sua realidade muito além do que as câmeras do programa podem capturar. Histórias remotas sobre sua infância e preconceitos velados que estão presentes em frases e olhares de julgamento. E isso vale para o passado, com colegas de escola, até os dias atuais, com os outros competidores da atração.

E com a repercussão de seus manifestações foi tamanha que trouxe à tona uma de suas antigas entrevistas, cedida a jornalista Marília Gabriela, em 2014. Nela, é revelado o significado do apelido de Babu Santana, gerando forte comoção nas redes sociais.

“Tinha Olimpíadas na escola, e eu era o goleiro. Era o mais alto do time, acabava indo para o gol. Inventaram uma musiquinha porque era indisciplinado, pois sempre ficava de castigo em uma turma mais velha, de segundo grau. Um belo dia, fui num jogo, era muito espalhafatoso, brigão. Um moleque falou parece um babuíno, enquanto passava um vídeo de primatas”, contou na época.

Após sofrer com o bullying, a reação do ator foi incisiva. “Fizeram a musiquinha. Eu lembro que quando acabou a musiquinha, eu voei na galera, bati em quem eu via na frente. Foi uma tormenta na minha vida”, desabafou.

E a raiva durou até que um amigo resolveu chamá-lo da mesma maneira: “Eu virei para dar nele e falei ‘não faz isso'”. O garoto, então, sugeriu apelida-lo apenas por “Babu”. A estratégia do astro foi adotar a ideia para que não pudesse ser usado contra ele novamente.

Além disso, seu pai também era chamado assim. “Tinha apelido de Babu, por outro motivo. Era personagem do ‘Jeannie é um Gênio’, tinha o Babu, um gênio atrapalhado. Meu pai era distraído e botaram esse apelido nele. Coincidência, meu pai e eu com o mesmo apelido, por questões distintas. Falei está bom, Reinaldo, Babu pode. Agora, quando me chama de Alexandre, precisa me chamar três vezes”, finalizou.

Confira o vídeo sobre a explicação do apelido de Babu Santana

Leia também: