Entenda o que é o Batismo e reze para agradecer por esse sacramento

Dia 11 de janeiro celebra-se o Batismo de Jesus Cristo. Entenda o que o sacramento do Batismo e uma oração para agradecer essa benção.

criança sendo batizada, batismo
Foto: Shutterstock

No dia 11 de janeiro, comemoramos o Batismo de Jesus Cristo e de Santo Higino. E o Batismo é um sacramento muito importante para o Cristianismo. Isso porque ele marca a nossa iniciação na vida cristã e somente depois dele podemos receber os demais sacramentos. Tudo começou com o filho de um filósofo grego, Higino, que tornou-se Papa e grande defensor da fé cristã. Ele inseriu o costume de escolher padrinho e madrinha nos rituais do Batismo e, por esse motivo, é considerado o protetor deles.

criança sendo batizada, batismo

Foto: Shutterstock

Entenda mais sobre o Batismo :

A cerimônia

Trata-se de um ritual de passagem, podendo ser chamado de banho de renovação e regeneração. Normalmente é realizado pouco tempo depois do nascimento da criança, mas pode ser feito em qualquer fase da vida. A pessoa batizada é imersa na água ou ela é derramada sobre sua cabeça, enquanto se faz a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ser batizada nos permite ser purificadas e perdoadas, pois nascemos com o pecado original e precisamos ser absolvidas e libertas dele. Assim, passamos a fazer parte da vida de Jesus, tornando-nos seus filhos. Junto a esse sacramento recebemos as virtudes divinas, que são: a caridade, a fé e a esperança, e através delas podemos nos tornar cristãs melhores.

Oração para dar graças ao Batismo

“Deus, Pai de bondade, agradeço-vos pelo santo Batismo, com que me fizestes vossa filha para sempre, fazendo-me ressuscitar com Jesus, para uma vida nova e santa. Eu vos agradeço porque pela água batismal iluminastes a minha alma com o esplendor da graça, que é um raio da vossa formosura divina. Agradeço-vos porque me fizestes templo vivo do Espírito Santo que habita sempre em mim e me santifica. Quero renovar neste momento as minhas promessas batismais, com as quais me empenhei a viver santamente como filha de Deus. Conservai e aumentai em mim a fé e a graça que derramastes sobre mim no dia do meu Batismo e concedei-me que vos seja sempre fiel durante toda a minha vida. Amém.”

Pedido a Santo Higino

“Por sua bondade e pelos martírios que a vida lhe impôs, por proteger com muita devoção os irmãos e reformar a igreja em sua plenitude, formando novos seguidores, lhe pedimos que tenha misericórdia daqueles que estão indecisos quanto ao rumo que deverão tomar com relação à vida cristã. Prepare-lhes, Santo Higino, as orações certas, as bênçãos celestiais maravilhosas e os ensinamentos fidelíssimos da pura alma de Jesus Cristo e faça-os enxergarem e se decidirem se querem mesmo seguir o caminho do sacerdócio, de uma forma estruturada e não imposta pela família ou pelos amigos. Que entendam que essa vocação precisa vir da alma, da própria fé, do próprio sacrifício. Assim seja, nosso bondoso Santo Higino!”

LEIA TAMBÉM

 

Edição: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Camila Campos/Colaboradora