Batata-doce para chapar a barriga!

A batata-doce pode ser o que faltava para fazer a barriga chapar, pois é um alimento altamente nutritivo e fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico

batata-doce fatiada
Foto: iStock.com/Getty Images

O carboidrato sempre foi visto como o “vilão” das dietas de emagrecimento e costuma ser o primeiro alimento cortado do cardápio quando o objetivo é perder peso. Mas o que muitos não sabem é que, aliado aos exercícios físicos, ele pode queimar gorduras e ajudar a eliminar os quilinhos extras. Nesse caso, um dos alimentos que desempenha muito bem essa função é a batata-doce. O motivo? Ela é um carboidrato complexo altamente nutritivo que, além de fornecer a energia necessária para a prática de atividade física, principalmente aos exercícios aeróbicos, é também rico em fibras solúveis que ajudam em uma menor absorção de açúcar e colesterol pelo intestino.

batata-doce fatiada

Foto: iStock.com/Getty Images

Batata-doce queima gordura!

De acordo com a nutricionista Carla Cotta, a batata-doce é um tubérculo que contém carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico. Por isso, apesar de ser calórica, ela facilita a perda de peso na medida em que evita os picos de insulina que poderiam estimular a reserva de gordura indesejada no abdome. “Ao consumir tal alimento, a liberação de glicose acontece de forma lenta e gradual, estimulando menos o hormônio anabólico da insulina que, dentre outras características, é responsável pelo armazenamento de gordura no corpo”, alega a profissional. Além disso, a presença de fibras em sua composição ajuda na sensação de saciedade, controlando o apetite e, com isso, contribuindo para a perda de peso. Entretanto, a profissional alerta para uma preocupação excessiva com o peso que está marcado na balança. “Ter massa magra é importante no processo de eliminação de gordura corporal. Não há um milagre para secar barriga”, completa Carla. Portanto, o mais importante é enxugar a gordurinha excedente, se olhar no espelho e ficar satisfeita.

SAIBA MAIS

Acabe com a barriga estufada em apenas 5 passos!

Monte seu prato com a quantidade ideal de nutrientes!

Faça você mesma: plante seu pé de berinjela sem agrotóxicos!

Qual é a quantidade ideal de consumo?

Isso varia para cada um e dependerá das necessidades nutricionais diárias da pessoa. “Geralmente, quando a batata-doce está inserida dentro das principais refeições, é possível consumir duas porções diárias de 150g, com guarnição associada a um filé de frango, vegetais e leguminosas. Seu consumo deve ser principalmente no pré-treino, pois, antes de realizar qualquer atividade física é necessário obter energia suficiente para mantê-la”, alerta a nutricionista Fernanda Machado. Porém, a especialista ressalta que a batata-doce não deve ser consumida em excesso, pois o carboidrato ingerido exageradamente é transformado em gordura e armazenado, principalmente, na barriga, braços e coxas.

Texto: Paola Patriarca/Colaboradora | Consultoria: Carla Cotta e Fernanda Machado, nutricionistas