Banho quente x banho frio: conheça os benefícios de cada um!

Você sabia que o banho quente alivia dores? E que a água fria previne resfriados? Veja esses e outros benefícios que as diferentes temperaturas de banho proporcionam!

Foto: Divulgação

Certamente, você já ouviu de sua mãe que tomar um banho quente é bom para aliviar a gripe ou que uma ducha de água fria deixará o seu cabelo superbonito. Mas será que essas afirmações são verdadeiras? Veja abaixo uma lista que o Alto Astral preparou para você saber mais quais os benefícios das diferentes temperaturas de banho!

Benefícios do banho quente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1 – É relaxante

Sem ultrapassar os 39º, o banho quente pode te proporcionar uma extrema sensação de relaxamento. Isso porque a água aquecida, quando entra em contato com a pele, promove a dilatação dos vasos sanguíneos. Por isso, o fluxo de oxigênio e sangue no seu corpo serão otimizados.

2 – Alivia dores

Uma das formas mais eficientes de aliviar uma dor muscular causada por tensões do cotidiano é jogando um jato de água quente no lugar afetado. Pois, assim como na afirmação anterior, a temperatura elevada irá melhorar a circulação de sangue e oxigênio do organismo. A dica também vale para cólicas menstruais: ao deixar a água entrar em contato com a região abdominal, a musculatura ficará mais relaxada e as dores serão amenizadas.

Mas se o problema são dores de cabeça ou enxaqueca, saiba que um bom banho quente seguido de repouso também pode diminuir os sintomas.

3 – Melhora os sintomas da gripe

A afirmação de sua mãe estava certa! Além de proporcionar alívio para o mal-estar corporal causado por gripes ou resfriados, um bom banho quente pode, também, melhorar outros tipos de sintomas. Isso porque a água quente faz com que o corpo se refresque após o banho por meio da transpiração, e é dessa maneira que os vírus vão morrendo.

E para quem sofre com coriza, aqui vai uma ótima notícia: o vapor também ajuda a descongestionar as narinas.

4 – Abre os poros da pele

O vapor gerado pela água quente estimula a abertura dos poros da pele, fazendo com que as células mortas sejam removidas, promovendo a renovação da pele. Além disso, com a abertura dos poros os produtos de beleza serão melhor absorvidos.

Benefícios do banho frio

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1 – Ajuda a acordar

Dormiu pouco e precisa de um empurrãozinho para ter energia suficiente para enfrentar o dia? Então tome um banho frio! A baixa temperatura da água faz com que o corpo reaja imediatamente, revigorando, acelerando o metabolismo e aumentando a circulação sanguínea. 

2 – Melhora o sistema imunológico

A reação imediata do corpo em contato com a água fria favorece não só o despertar do corpo, mas também o sistema imunológico, que fica mais forte e responde melhor às ameaças de vírus e infecções.

3 – É um remédio anti-depressivo

Estudos feitos pela Universidade de Virgínia comprovaram que a água fria ajuda a prevenir a depressão. De acordo com as afirmações, a água fria estimula uma área do cérebro que é responsável pela nossa felicidade, fazendo com que, dessa forma, o nosso corpo esteja munido contra a depressão.

4 – Cabelo saudável

Se o seu cabelo é oleoso, lavá-lo com água fria será uma ótima alternativa, uma vez que temperaturas altas ativam a produção de glândulas sebáceas (responsáveis pela oleosidade dos fios). Mas esse não é o único ponto positivo – a água fria também preserva a hidratação do cabelo e previne caspas e queda de cabelo. 

Fontes: Instituto MED PREV, Melhor Com Saúde

LEIA TAMBÉM: