Banheiros pequenos parecem maiores com alguns truques

Selecionamos projetos incríveis com soluções para banheiros pequenos para você também ganhar conforto e ver como eles parecem maiores!

Por Diana Diniz - 22/12/2017
Banheiro pequeno exemplo de banheiros que parecem ampliados com uma pia quadrada branca, um espelho grande com iluminação embaixo, vaso branco, box de vidro e nicho organizador cor de madeira escura como organizador.

Foto: Marcelo Donadussi

Até os menores ambientes da casa merecem atenção na hora de decorar. Quando se fala em banheiro, tanto a iluminação quanto o espaço para circulação devem ser protagonistas, principalmente quando se trata de apartamentos. Espelhos grandes, cores claras e armários aéreos podem ser a solução. Pensando nisso, trouxemos projetos de banheiros que parecem maiores que irão ajudar você a otimizar o cantinho do banho.

Projeto exemplo de banheiros que parecem ampliados com parede branca texturizada e grande espelho na parede oposta.

Foto: André Bastian

Tons da vez

As arquitetas Gabriela Ferrari Mariano e Gabriele Knebel Martins, da Inova Arquitetura, iluminaram e deram um ar de amplitude a este banheiro de apenas 2,76m². “Optamos por manter os tons claros e trabalhar com texturas, aplicando um revestimento com efeito tridimensional na parede que fica refletida pelo espelho”, contam as arquitetas.

Espelho, espelho meu

Na hora de decorar, o espelho pode ser um grande aliado, já que quanto maior ele for, maior será a sensação de que os banheiros parecem maiores. Outra estratégia importantíssima foi o uso de armários aéreos, que proporcionaram mais espaço para locomoção no cômodo.

Foto de dentro para fora de um banheiro ampliado com pia quadrada, armário sob ela com espelho grande, vaso branco e ao lado do vaso, um nicho de madeira com revistas encima.

Foto: Marcelo Donaduss

Sofisticação e requinte

Transformar um banheiro de 3,74m² em um ambiente leve foi o objetivo das arquitetas Laura e Alice Blacher, da Blacher Arquitetura. Para isso, a iluminação foi dividida em duas: uma com lâmpadas embutidas no forro de gesso e outra na marcenaria, ambas com cores quentes, em tom amarelado.

Dicas da vez

O cômodo recebeu revestimentos de porcelanato, mármore e marcenaria em MDF, materiais que conferem durabilidade ideal para locais molhados, além de estética e resistência ao vapor. Neste banheiro, o armário aéreo e o móvel de rodinhas foram usados para garantir praticidade. As dicas das arquitetas para ampliar o cômodo são: “Usar vidro incolor para o box e não rebaixar o forro de gesso além do necessário para passagem de fiação e luminárias”.

Banheiro pequeno exemplo dos banheiros que parecem maiores com parede texturizada em espelho grande acima da pia que é quadrada em pedra manchada e abaixo na pia, uma estante com duas caixas organizadoras e toalhas brancas.

Foto: Éder Bruscagin

Moda nobre

Nesse projeto da arquiteta Liane Martins, da MC3 Arquitetura, o espelho e a praticidade na organização foram prioridades. No banheiro de 3,90m², a textura das pedras travertino e ônix, as cores claras e as luzes centrais, próximas ao espelho, foram essenciais para ampliar o ambiente.

Organização nos banheiros que parecem maiores

Para deixar o ambiente mais arrumado, o planejamento é essencial. “Optamos por prateleira no lugar de armário fechado sob a pia, com cestos organizadores que acomodam todas as necessidades de uso”, explica a arquiteta.

Projetos: Inova Arquitetura, Porto Alegre – RS;  Blacher Arquitetura, Porto Alegre – RS; MC3 Arquitetura, Santo André – SP 

LEIA TAMBÉM