Banheiros pequenos: 5 dicas para aproveitar bem a área

Algumas dicas são indispensáveis na hora de aproveitar o pouco espaço disponível do seu cômodo. Confira algumas sugestões que irão te ajudar

Banheiros pequenos: dicas para decorar
Foto: iStock.com/Getty Images

Quem disse que os banheiros pequenos não podem ser confortáveis e belos? Para essas áreas, vale adotar algumas práticas simples que ajudam a otimizar cada centímetro. A Duravit reúne várias soluções que vão fazer toda a diferença na hora de construir ou reformar.

Cores aliadas

Utilizar tons claros, como o branco, reforça a iluminação e traz a sensação de amplitude visual. Cores mais fortes também são bem-vindas no ambiente, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o visual do cômodo pequeno. O mais indicado é utilizar elementos coloridos em detalhes, valorizando a decoração.

Peças de apoio para banheiros pequenos

Móveis auxiliares, como prateleiras e nichos, colaboram com a organização e funcionalidade do ambiente. Aproveitar o espaço vertical disponível é o truque perfeito para espaços pequenos, por isso, prateleiras na vertical são as mais indicadas. ”Caso prefira armários, opte pelos modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e dão a impressão de um banheiro maior”, ressalta Sergio Alarcon, diretor da Duravit do Brasil.

Acerte na louça 

Indispensáveis em qualquer banheiro, as cubas e bacias merecem atenção especial em lugares com metragem reduzida. “Para as cubas, a dica é adotar os modelos de semi encaixe, já que necessitam de bancadas menores. Também vale optar pelas versões de canto, que aproveitam melhor os espaços”, explica Sergio.

Espelho é curinga para ampliar

Além da função original, os espelhos trazem outra vantagem, pois resultam na sensação de amplitude. “Uma dica é evitar que eles fiquem próximos da luz, já que o reflexo pode causar incômodo e até quebrar o efeito de amplitude”, comenta o diretor. Há também os espelhos com armário embutido, oferecendo economia de espaço e lugar extra para armazenar utensílios de higiene.

Consultoria: Sergio Alarcon, diretor da Duravit  do Brasil

LEIA TAMBÉM