Banheiros devem ser planejados para que não falte espaço!

Banheiros devem ser projetados adequadamente em uma residência. Confira dicas de como aproveitar o melhor desse espaço e garantir que tudo fique no lugar!

Por Laís Soares - 16/03/2017
Banheiros devem ser projetados.

Foto: Shutterstock.com

Eles podem fazer parte das suítes, ser compartilhados por mais de um dormitório ou mesmo utilizados apenas para visitas. Por conta dessa versatilidade, os banheiros devem ser projetados adequadamente em uma residência. Confira dicas de como aproveitar o melhor desse espaço e garantir que tudo fique no lugar!

Banheiros devem ser projetados.

Foto: Shutterstock.com

Localização

Uma ótima opção para quem recebe muitas visitas em casa é ter lavabos localizados próximos às áreas comuns, pois liberam os demais banheiros para uso privativo dos moradores.  Em casas e apartamenos pequenos, quando há apenas um banheiro, o ideal é que as medidas e distâncias entre os itens que compõem o ambiente sejam as indicadas pela ergonometria, ciência que estuda de que forma um cômodo pode ser mais prático e funcional, como já conferimos anteriormente.

Medidas ideais

Uma das coisas mais incômodas na hora que escovar os dentes ou fazer a barba é ter que se abaixar demais ou ficar na pontinha dos pés para alcançar a pia. Por isso, a altura recomendada para bancadas é de 83 a 90cm abaixo dos cotovelos do morador dobrados a 90 graus. Já o vaso sanitário precisa ter 60cm de distância entre as paredes laterais e a parede frontal.

Box

Quando  o banheiro tem metragem reduzida, é mais comum que o box alague com facilidade. Uma dica é evitar instalar o ralo logo abaixo do chuveiro para que os pés não bloqueiem a passagem de água. Outro fator importante é a porta. O ideal é que abra para fora para proporcionar melhor acesso ao interior do box. Para otimizar o espaço, ela também pode ser substituída por cortinas, portas de correr ou de tijolo de vidro. Em relação ao tamanho total, o ideal em um box quadrado, por exemplo, é de 90cm² .

Texto: Lara Pires | Consultoria: Livro Projetando espaços – Design de Interiores, Senac, de Miriam Gurgel

LEIA MAIS