Aposte na banana contra problemas cardiovasculares!

Você sabia do papel da banana contra problemas cardiovasculares? Veja quais nutrientes presentes na fruta auxiliam o corpo contra essas doenças!

A banana é fonte de potássio, mineral que contribui diretamente com a saúde do coração e dos músculos. FOTO: iStock.com/Getty Images

Escolher o que se põe à mesa é fundamental para se manter saudável e evitar a maioria das doenças que afetam o coração, como a hipertensão e o colesterol alto. “A saúde cardiovascular (coração e aparelho circulatório) depende de uma alimentação nutritiva e balanceada. Para prevenir o infarto é importante investir em alimentos que deixem os vasos sanguíneos elásticos e saudáveis, o que ajuda a manter a pressão arterial em níveis normais”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Entenda qual é a função da banana contra problemas cardiovasculares!

Fruta do bem

Fonte de potássio — importante para o coração —, a banana previne problemas ligado à pressão arterial, dentre eles o infarto. Isso acontece porque o mineral contribui com a elasticidade dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo, reduzindo os riscos de infarto e outras doenças ligadas ao sistema circulatório. A fruta também é rica em polifenóis, substância encontrada nos vegetais que tem grande poder antioxidante e age prevenindo as doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Organismo protegido

Quando os níveis de LDL (o colesterol ruim) são elevados no organismo, muitos prejuízos podem atacar a saúde. Um deles é o comprometimento do sistema cardiovascular, já que infartos, hipertensão e outras doenças podem se fazer presentes em pessoas com altas taxas de colesterol no sangue. Para a prevenção destes males, além de adotar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares. Os polifenóis presentes na banana combatem o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e atuam como um forte antioxidante para o organismo.

Saiba como atua a banana contra problemas cardiovasculares!

A banana verde vem sendo muito utilizada em forma de farinha por ser fácil de consumir e possuir diversos benefícios. FOTO: iStock.com/Getty Images

Versão verde

A farinha feita com a banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e auxilia na eliminação, impedindo o acúmulo no sangue. Essa é uma boa forma de evitar diversos problemas cardiovasculares. Portanto, não é preciso esperar a banana amadurecer para conquistar seus benefícios!

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

LEIA TAMBÉM: