Avocado: conheça uma versão ainda mais saudável do abacate

Utilizado para a famosa guacamole, o avocado possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Vale a pena investir!

guacamole
Por Jussara Tech - 13/01/2017

Foto: Kelly Guerra

O avocado é uma variedade de abacate que surgiu na Califórnia, Estados Unidos. O tipo, em comparação ao tradicional, possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. E não é só isso!

guacamole

Foto: Kelly Guerra

Seu consumo é benéfico para o coração, combate cãibras, impotência, radicais livres e equilibra os níveis de colesterol. A fruta é muito conhecida internacionalmente por ser o ingrediente principal de uma iguaria típica da culinária mexicana: o guacamole.

Diferenças

O avocado tem 5 vezes menos água que o abacate comum e concentra mais nutrientes. Ele também é menor, o que evita o desperdício e pode ser armazenado na geladeira, aumentando sua durabilidade.

Características

Existem dois tipos de avocado, o Fuerte e o Hass. O Hass possui formato arredondado, casca áspera e bem escura quando maduro. Já o Fuerte tem a casca bem verde, brilhante e lisa, com o formato alongado, lembrando o de uma pera. O período de safra é entre fevereiro e abril.

Armazenamento e conservação

Se não for consumir a fruta toda de imediato, pingue gotas de limão para mantê-la conservada e não deixar que escureça. O armazenamento na geladeira evita que amadureça mais rápido. Já para acelerar o amadurecimento, enrole-a em um papel jornal ou coloque perto de outras frutas para que o gás etileno desencadeie o processo mais rapidamente.

LEIA TAMBÉM:

Texto e pesquisa: Julia Prado

Fonte: Jaguacy Avocado Brasil