Aumente o apartamento usando essas 7 dicas infalíveis de decoração

Saiba como tornar o ambiente pequeno o mais amplo e aconchegante possível

aumentar o apartamento
Foto: Reprodução

Decorar  um ambiente para que ele fique com a sua cara pode ser difícil quando os espaços são muito enxutos e pouco divididos. Mas, há formas de aumentar o apartamento e dar um pouco mais de versatilidade e funcionalidade aos móveis e cômodos.

Para auxiliar nessa tarefa, nós separamos 7 dicas indispensáveis na hora de investir na decoração de ambientes reduzidos, deixando qualquer mobília mais funcional e especial para cada cômodo.

Aumentar o apartamento é difícil, mas é possível com essas dicas

Prateleiras

É possível dar ao espaço um pouco mais de personalidade por meio dos objetos que são colocados nelas, dependendo do cômodo. Invista em livros, quadros, velas aromáticas e combine-os de forma criativa para que exprimam o seu próprio estilo e tenham o seu toque pessoal. Outro ponto positivo sobre as prateleiras é que elas verticalizam a disposição dos objetos e substituem os móveis que ficariam no meio do caminho para exercer a mesma função.

Espelhos

Posicioná-los da maneira correta pode fazer com que o ambiente amplie significativamente por conta da ilusão de ótica causada pelo reflexo. Um truque é colocar um espelho que cubra uma das paredes de ponta a ponta para que o efeito de expansão seja ainda mais notável. Os guarda-roupas com espelhos do lado de fora também são sempre uma boa pedida.

Estantes como separadores de ambiente

Móveis funcionais são essenciais para ajudar a aumentar o apartamento. Uma dica de ouro é investir em estantes vazadas e altas para dividir um único cômodo em dois (ou mais) e aproveitar mais o espaço. Nelas, é possível colocar várias coisas, de televisões a enfeites, como porta-retratos, livros e revistas.

Móveis multiuso

Muitas pessoas não gostam da ideia dos móveis que servem para mais de um propósito, mas eles são grandes aliados para tornar o apartamento amplo e muito aconchegante, evitando que sua circulação e das visitas fique inviável. Um clássico é a aposta em um sofá cama, por exemplo. Dessa forma você obterá um quarto de hospedes embutido em sua sala, sem dar ao ambiente aquela sensação de “amontoado”. Outra dica funcional é a mesa de centro que pode virar também um banco para a cozinha.

Portas de correr

Outra forma de driblar os problemas de circulação é trocar as portas que abrem com puxadores por aquelas que são de correr. Além de serem mais compactas, normalmente também são mais difíceis de causarem problemas, já que não há perigo da maçaneta cair e precisar ser trocada, e nem mesmo das dobradiças ficarem gastas com o tempo.

Eletrodomésticos embutidos

A tecnologia pode ser uma ótima forma de fazer com que aquilo que precisaria de um grande espaço ocupe uma área menor, e, ainda, possua maior funcionalidade na composição da casa. Tudo o que for embutido ajudará a ampliar os cômodos e a dica pode ser valiosa, principalmente na cozinha (cooktops, geladeiras e fogões podem ser embutidos). Além disso, investir em notebooks ao em vez de computadores de mesa também pode contribuir para esta lógica.

Plantas

Além de serem uma ótima maneira de trazer vida ao apartamento, elas ajudam a dar um ar mais moderno e arejado ao ambiente. Elas podem ser um excelente truque para disfarçar espaços sem muitas janelas, que dão a impressão de enclausuramento e sem circulação de ar. Mas, é importante ressaltar, que as plantas necessitam de cuidados – às vezes diários – e, caso não recebam, podem trazer ao cômodo um aspecto mórbido e triste.

Leia também: