Connect with us

O que você está procurando?

O cérebro humano é imbatível em sua complexidade, fazendo com que capacidades como a memória ainda seja compara às tecnologias mais avançadas
- FOTO: Shutterstock Images

Memória: ela supera a capacidade das tecnologias?

O cérebro humano é imbatível em sua complexidade, fazendo com que capacidades como a memória ainda seja compara às tecnologias mais avançadas

Mesmo com tantas facilidades tecnológicas que estão afetando nossa memória, é possível aproveitar a memória ao máximo. Especialistas afirmam que ela ainda é o mais rico mecanismo de busca de soluções e resultados. “Todo ser humano, ao longo da vida, cria seu próprio repertório, que o capacita a buscar dentro de si todas as respostas para os desafios”, aponta Carla Correia, psicóloga especializada em programação neurolinguística.

A partir daí, são feitas as escolhas e decididas as ações. Inclusive, nenhuma máquina conseguiu imitar a capacidade humana em toda a sua complexidade. “Enquanto a tecnologia traz uma menor exigência da memorização – porque determinadas informações já estão salvas na rede –, por outro lado, permanece a necessidade de que ela saiba onde e como procurar por essa informação”, afirma o neurologista Martin Portner.

 

menina-criança-computador-microscópio-memória-tecnologias

FOTO: Shutterstock.com

Dessa maneira, o especialista defende a ideia de que prescindir da função cerebral para usar dispositivos eletrônicos é uma vantagem da espécie. “O uso da tecnologia interage com a memória e faz com que o rol de possibilidades para o ser humano evoluir seja maior”, ressalta.

3 apps para turbinar sua memória

1. Dual N-Back
Uma tarefa relacionada à memória de curto prazo (operacional), chamada dual n-back, é treinada neste app. Há desafios como lembrar uma sequência de letras faladas e de posições de quadrados, além de identificar as sequências que apareceram anteriormente. Em inglês. O acesso a alguns conteúdos oferecidos pelos aplicativos pode ser pago. Android e iOSGratuito

2. Neuronation Memoria Trainer
Com efeitos comprovados por uma universidade alemã, os 23 jogos personalizados ajudam a fortalecer a capacidade de lembrar, melhorar a concentração e aprimorar o raciocínio lógico. Com gráficos que mostram seu desempenho, é possível desafiar seus amigos pelo app. Android e iOSGratuito

3. Memorado
Baseado em estudos de neurociência, o aplicativo oferece 15 jogos que funcionam como uma verdadeira academia para seu cérebro. Além de turbinar a memória, também estimula o raciocínio e a atenção por meio de treinos diários e personalizados. Android e iOSGratuito

 

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Larissa Faria – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Carla Correia, psicóloga especializada em programação neurolinguística; Martin Portner, neurologista

Advertisement

Atualidades

Seu iPhone costuma apresentar algum tipo de falha de funcionamento? Confira aqui um passo a passo com dicas para resolver possíveis problemas!

Atualidades

Se você deseja editar suas imagens sem baixar nenhum aplicativo, aproveite os recursos do iPad! Confira aqui um passo a passo para editar seus cliques.

Atualidades

O famoso aplicativo de mensagens trouxe mais uma novidade para seus usuários. Confira aqui detalhes da atualização do Whatsapp para Android!

Atualidades

Você já recebeu uma ligação em algum momento indesejado? Aprenda aqui como configurar o recurso "Não Pertube" em seu iPhone!

Atualidades

O Instagram vem passando por várias atualizações para oferecer novos recursos para seus usuários. Confira a novidade do zoom nas publicações!

Atualidades

Altere as configurações do seu Whatsapp para deixá-lo conforme suas necessidades e preferências! Confira aqui algumas dicas para personalizá-lo.

Atualidades

O Snapchat está entre os 3 softwares de rede social mais acessadas. Confira aqui respostas para algumas dúvidas comuns entre os usuários iniciantes!

Atualidades

O Instagram Stories foi lançado a pouco tempo e parece ter caído no gosto dos usuários do Instagram. Aprenda aqui como salvar seus posts automaticamente!