Smarpthone Android: 5 dicas ao começar a usar

O sistema do robozinho verde pode causar algumas dúvidas entre seus usuários. Confira 5 dicas para utilizar melhor o seu tablet ou smartphone Android!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 19:14
Atualizado às 14:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A maioria dos usuários fica um pouco perdido durante o primeiro contato com o seu Android. O sistema operacional vem se tornando muito popular entre a maioria dos smartphones e tablets, e conhecer melhor as suas funções é o desejo de grande parte de seus usuários.

Confira, abaixo, 5 dicas que vão melhorar ainda mais sua experiência com o seu smartphone Android:

Homem, sentado no sofá, mexendo no celular, smartphone android, duvidas

FOTO: Shutterstock.com

1) Utilize o menu de acesso rápido

Para ter acesso aos aplicativos mais utilizados do seu smartphone de uma forma rápida e prática, o Android preparou alguns ícones estáticos na parte inferior da tela do seu aparelho. Chamado de Menu de Acesso Rápido, ele normalmente oferece seus contatos, mensagens, ligações e uma tela de aplicações. assim, fica fácil de visualizar suas mensagens sem ter que percorrer todas as páginas de apps.

2) Verifique suas notificações

Perdeu uma ligação? Recebeu uma mensagem nas redes sociais? Todas essas informações ficam visíveis na Central de Notificações do seu Android. Para visualizá-la, basta deslizar o dedo na vertical, a partir do topo da tela. Uma janela se abrirá com suas notificações, conexões ativas do aparelho e processos em andamento. Sempre que desejar visualizar os “últimos acontecimentos” do seu Android, é só ir até essa central do dispositivo.

3) Baixe arquivos com a Google Play

A Google Play será sua nova melhor amiga após comprar um Android. É nela que você poderá pesquisar jogos e aplicativos para instalar no seu smartphone. Ao comprar o aparelho, o ícone da Google Play já vem instalado (muitas vezes com o nome de Android Market em modelos mais antigos). Selecione o ícone e realize seu cadastro para utilizar os apps disponíveis para o seu aparelho. depois de entrar com o seu e-mail de cadastro e sua senha, basta navegar entre as opções oferecidas ou procurar aplicativos no campo de busca da Google Play.

4) Tire prints da tela de seu smartphone Android

Um recurso muito útil disponível a partir da versão 4.0 do Android é a captura de tela. o processo pode variar dependendo do aparelho, mas na maioria dos dispositivos basta segurar o botão principal enquanto pressiona o botão Power (ou o botão de bloqueio de tela ou diminuir volume). Ao pressionar esses dois botões ao mesmo tempo por alguns segundos, o dispositivo captura a imagem da tela que está à mostra naquele momento no visor e a guarda dentro de uma pasta de fotos do smartphone.

5) Transfira arquivos

Quer enviar uma música ou uma foto para o seu smartphone Android? Basta conectar o aparelho a um computador utilizando um cabo de transferência e mover os arquivos desejados para as respectivas pastas dentro do dispositivo. Por exemplo, se estiver movendo uma arquivo de música, coloque-a dentro da pasta Music. se for uma imagem, mova-a para dentro da pasta Pictures, e assim por diante. outra opção é realizar a transferência de arquivos com outro celular via Bluetooth, tecnologia disponível na seção “Configurações”, no menu principal.

Leia também

Android: 4 dicas para organizar e localizar seus aplicativos

Celular mais rápido: 6 dicas para acelerar o sistema Android

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.