Menu multitarefas: saiba mais sobre o recurso do sistema iOS

Os dispositivos com sistema iOS possuem um recurso que facilita a navegação entre aplicativos abertos e recém usados. Saiba mais sobre o menu multitarefas!

None
Foto: Shutterstock/Denys Prykhodov

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/12/2016 às 11:39
Atualizado às 15:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma função muito útil do botão de início presente em aparelhos com sistema iOS é que você pode pressioná-lo duas vezes seguidas para ir para a tela do menu multitarefas. O objetivo dessa tela é alternar de forma rápida aplicativos abertos ou usados recentemente. Dessa forma, não existe a necessidade de voltar para a tela inicial e caçar o ícone entre vários outros.
Se você nunca usou este recurso antes, aproveite para saber um pouco mais sobre ele e aprender a usá-lo:

mulher-digitando-celular-iphone-aplicativos-menu multitarefas

Foto: Shutterstock/Denys Prykhodov

Acessando o menu multitarefas

Para iniciá-lo, entre em qualquer aplicativo e toque duas vezes no botão Início. O app que estava usando encolherá e irá se mover um pouco para a esquerda, flutuando sobre a tela inicial. Em seguida, você visualizará o menu multitarefas.

Aplicativo anterior

No meio do visor, você verá o aplicativo que estava usando anteriormente, com uma miniatura do conteúdo de sua última tela. Abaixo, estará o ícone do aplicativo, o mesmo que fica na tela inicial do seu iPhone. Você pode tocar no ícone, ou na visualização da tela, para voltar a ele num instante. Este atalho facilita a navegação entre apps usados recentemente.

Mais aplicativos

Dê um toque duplo no botão Início para abrir o seletor de apps mais uma vez. Olhe para o lado direito e você verá que outro aplicativo está parcialmente visível. Coloque o dedo sobre ele e arraste-o para a esquerda. Ao fazer isso, você vai visualizar mais telas de aplicativos em miniatura, na ordem em que você os usou, com os mais recentes primeiro.

Aplicativos problemáticos

Se um de seus aplicativos está causando problemas, ou está travado, você pode usar o menu multitarefas para encerrá-lo. Dê um toque duplo no botão Início e passe pelas telas de aplicativos até achar o problemático. Agora, basta arrastar o ícone, ou miniatura de tela, para cima, em direção ao topo da tela do seu iPhone – ele vai desaparecer de vista. Mas atenção: qualquer trabalho não salvo será perdido.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.