iPhone e iPad: dicas para fazer fotos melhores com seu aparelho

Aproveite a ótima câmera que os aparelhos com sistema iOS possuem e faça boas fotos! Confira algumas dicas para fotografar com seu iPhone e iPad.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 13:18
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os dispositivos com sistema iOS têm uma das melhores câmeras entre os aparelhos do mercado. Ela pode até ser comparada a algumas das câmeras digitais compactas: tem uma grande precisão de cor, foco nítido e rápido processamento das fotos. E, como em qualquer câmera, você conseguirá obter os melhores resultados se souber muito bem como usá-la. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas para você clicar fotos cada vez melhores utilizando seu aparelho. Confira e aproveite!

amigos-conversando-digitando-iphone e ipad

FOTO: Shutterstock.com

Utilize o HDR

O HDR (High Dynamic Range) tem sido uma tendência da fotografia nos últimos anos. Se você for fazer fotos sob uma luz solar muito brilhante e quiser capturar detalhes iluminados e profundamente sombreados ao mesmo tempo, faz uma grande diferença. Na verdade, você pode configurar o seu iPhone (em “Configurações > Fotos & Camera”) para gerar uma foto HDR e uma foto “normal” ao mesmo tempo; assim você pode escolher qual prefere.

Evite o zoom

Tente não usar o zoom das câmeras de aparelhos iOS. Não é um zoom ótico real: tudo o que ele faz é cortar uma pequena parte da sua foto, antes que você a tire. Você pode fazer uma foto com alta qualidade e cortar com mais cuidado depois. Em vez de investir no “zoom digital”, procure se aproximar ao máximo daquilo que for fotografar.

Observe o horizonte

É muito fácil tirar fotos tortas, principalmente quando você está fotografando com pressa, para registrar um momento específico. Mas, se você tem tempo para fotografar, procure observar o horizonte e ativar as grades (no menu “opções”), para te ajudar a alinhar melhor a foto. Além disso, procure se lembrar de deixar algum espaço ao redor do objeto fotografado, para que você consiga cortar a foto e alinhá-la melhor depois, caso alguma coisa não saia alinhada.

Toque para definir a exposição

Em todos os dispositivos iOS, tocar em algum lugar na tela antes de tirar uma foto irá definir a exposição para nesse ponto. Por exemplo, se você quer uma imagem de alguém contra uma janela brilhante, o iPhone provavelmente vai focar a exposição na fonte de luz mais brilhante, transformando a imagem da pessoa em apenas uma sombra. A partir do momento em que você toca na imagem do objeto que quer fotografar, está definindo a exposição para aquela área. Assim, esse objeto será exposto corretamente, mas o fundo será superexposto.

Desligue o flash automático

Mesmo que você tenha um flash em seu iPhone, vale a pena desligá-lo quando for fotografar. Ele realmente não ilumina muito longe e a duração é pouco intensa. Além disso, a câmera do iPhone 5 (e do 4S) pode funcionar surpreendentemente bem em condições de pouca luz.

Limpe a lente!

Os iPhones ficam muito tempo nos bolsos e nas mãos. Por isso, antes de fotografar um momento especial, perca um segundo para verificar se a lente está limpa.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.