Antes idealizada para ser um instrumento de guerra, hoje a internet se transformou em um meio de comunicação que engloba mais que a metade da população mundial. Apesar de seu embrião estar ligado à década de 60, foi no dia 12 de março de 1989 que o World Wide Web (o famoso www que antecede os endereços dos sites) foi criado. Mas por que o dia de hoje, 23 de agosto, foi escolhido para ser o dia do Internauta? Nós explicamos direitinho!

Foto: Divulgação
Foi no dia 23 de agosto de 1991 que a internet foi liberada para que o mundo todo a utilizasse! E desde então, com o passar do tempo, a Internet cresce mais a cada dia! Só no Brasil, 48% da população desfruta deste meio, segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia realizada em 2015.
Você se lembra como a Internet mudou desde a década de 90 até os dias atuais? Confira a matéria!
Criação pelo Bloco de Notas
Na década de 90, não existiam softwares contemporâneos e fáceis de programação, portanto os sites eram criados manualmente através do bloco de notas (!!!). Por conta disso, o design muitas vezes não era muito agradável, porém, moderno para a época.

Foto: Divulgação
Ruídos da felicidade
Desde 1990 e até meados dos anos 2000, era comum que a internet fosse discada. Dê play no vídeo abaixo e sinta saudade (ou não) dessa época, em que só era possível acessar a internet após a meia-noite ou aos finais de semana (e ainda com horário controlado pelos pais). De qualquer maneira, ouvir esses ruídos era bem reconfortante.
Discadores
Para conseguir se conectar de fato à internet e ouvir àqueles ruídos, era necessário recorrer a um discador. Se você viveu no final da década de 90 até o início dos 2000, certamente deve se lembrar de alguns destes discadores.

Foto: Divulgação
Bate-papo da UOL
Confesse: você conheceu sua primeira amizade virtual no Bate-papo da UOL. Encontrar amigos por lá era comum na época, já que essa era a maior rede de bate-papo online do Brasil.

Foto: Divulgação
MSN
O MSN ficou famoso no início dos anos 2000 e se tornou um fenômeno mundial. Foram várias versões deste programa clássico, que perdeu espaço assim que o Facebook se popularizou.

Foto: Divulgação
Orkut
No início, você precisava ser convidado para criar uma conta no Orkut. Mas alguns anos depois, você poderia se cadastrar por conta própria e participar da rede social que era usada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas assim como o MSN, o Orkut também foi esquecido após o surgimento do Facebook, e atualmente suas atividades foram encerradas.

Foto: Divulgação
Atualmente, o Facebook é a rede social mais queridinha do mundo. São cerca de 1 bilhão de usuários curtindo, comentando e compartilhando posts e vídeos a todo o instante.

Foto: Divulgação
E agora, qual será a próxima febre que a Internet reserva?
Leia também:
7 dicas para evitar pegar vírus no Facebook!
5 dicas muito úteis sobre o WhatsApp
7 redes sociais curiosas para você conhecer