Google: 6 truques para realizar pesquisas eficientes

O google é uma grande enciclopédia do mundo virtual. Confira 6 dicas e truques e aprenda a tornar suas pesquisas mais eficientes no site!

None
FOTO: iStock.com / dolphfyn

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 18:43
Atualizado às 14:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O site de buscas mais popular do mundo é uma excelente ferramenta para se manter atualizado e fazer pesquisas. É praticamente uma enciclopédia virtual,  em que o conhecimento está a alguns cliques (ou toques) de distância. Além da versão para desktop (www.google.com), o serviço também está presente em forma de aplicativo para dispositivos móveis como tablets e smartphones dos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Dessa forma, basta ter uma conexão à internet para que você encontre o que deseja em questão de segundos.

Separamos abaixo 6 dicas para utilizar a busca de uma maneira mais eficiente. Confira:

tela-celular-site-google-pesquisa-dicas

FOTO: iStock.com / dolphfyn

1) Use as aspas

Coloque palavras e expressões entre aspas para pesquisar por uma frase exata e na ordem exata. Por exemplo, se você busca uma receita de bolo de chocolate, ao incluir “Receita de bolo de chocolate” entre aspas, são eliminados resultados baseados em pesquisas apenas com os termos “bolo”, “receita”  e/ou “chocolate”.

2) Force a busca

Se, ao usar aspas, você não encontrar o resultado desejado, use o sinal matemático de soma (+) para forçar a busca por termos que o Google, às vezes, pode ignorar. Exemplo: se procura saber notícias sobre o sétimo filme da franquia Guerra nas Estrelas, experimente buscar por Guerra nas Estrelas+VII.

3) Elimine resultados indesejados

Dentro de uma busca, utilize o sinal matemático de subtração ( – ) para excluir um dos termos geralmente relacionados. Isso vai ajudá-lo a refinar a pesquisa. Por exemplo, ao buscar pelos termos bolo de chocolate–farinha, você vai obter resultados relativos a uma receita sem o ingrediente. Lembre-se de colocar o sinal sem espaço entre as palavras.

4) Inclua palavras parecidas

Se desejar fazer buscas de termos com significados semelhantes ou muito relacionados, basta incluir o sinal de (~) entre as palavras. Um exemplo: ao inserir os termos chocolate~cacau~doce, o motor de buscas do Google exibirá todos resultados que contenham páginas com os três termos indicados.

5) Encontre tipos de arquivos no Google

Para fazer uma consulta de acordo com um tipo de arquivo específico (como DOC, XLS, PDF, JPG, entre outros formatos mais comuns), digite filetype: na busca do Google. Por exemplo, se deseja buscar uma ementa com o formato PDF, basta inserir: ementa filetype:pdf.

6) Busque termos desconhecidos

Suponha que você não se lembre exatamente de um ditado popular que utiliza a palavra “Deus”. Nesse caso, insira o termo juntamente com um asterisco: Deus*ditado popular. Nos resultados, serão exibidos os ditados populares mais comuns que incluem o termo “Deus”.

Leia também

Utilize o Google Maps para não se perder!

Organize as tarefas do seu dia usando o Google Agenda

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.