Você recebeu recentemente uma mensagem via WhatsApp sobre um vale-presente da perfumaria “O Boticário”, no valor de R$ 500 em compras? Pois saiba que este é o mais novo golpe veiculado por hackers no aplicativo de mensagens instantâneas para roubar dados dos usuários e deixar a sua conta bancário no vermelho. Segundo informações do site de tecnologia PSafe, mais de 50 mil pessoas já caíram nesta cilada em cinco dias. Por isso, fique atento ao vale-presente falso e não clique no link.

Novo golpe via WhatsApp promete vale-presente falso da marca “O Boticário”. Foto: IStock
Como funciona?
A técnica utilizada pelos golpistas é a mesma das já observadas no aplicativo. A mensagem enviada pelos seus contatos ou grupos te convidará a clicar no link para ganhar o cupom da loja. Logo em seguida, você será redirecionada para uma página onde deve preencher com suas informações pessoais, como nome completo, telefone, CPF e, até mesmo, números das contas bancárias.

A mensagem do vale-presente falso pode ser enviada através de grupos e contatos. Foto: Divulgação
Para a liberação do voucher, você deve responder três perguntas relacionadas à marca. Em alguns casos você também será encaminhado para se cadastrar em sites nada confiáveis que roubam seus dados ou a baixar ferramentas que podem colocar vírus no seu celular. Antes da finalização do procedimento, o usuário é estimulado a compartilhar o vale-presente falso com dez ou mais amigos, só assim será possível baixá-lo. Desta forma, os hackers visam uma maior e mais veloz disseminação do golpe.

Ao clicar no link do vale-presente falso, você é direcionada para a página acima. Foto: Divulgação
Se você receber qualquer mensagem do tipo, não clique no link e informe para quem a enviou que se trata de uma armadilha. Atenção redobrada!
LEIA TAMBÉM
- Golpe do WhatsApp já atingiu 1 milhão de pessoas no Brasil
- Golpe do Whatsapp já fez 10 mil vítimas; atente-se para não cair nessa!
- WhatsApp volta com versão antiga de status; veja o que muda!