Como fazer compras pela internet com segurança

Segundo Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor, em datas que o comércio on-line ganha fôlego é preciso ter cuidado para não cair

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Segundo Dori Boucault, advogado especialista em direitos do consumidor, em datas que o comércio on-line ganha fôlego é preciso ter cuidado para não cair em falsos descontos e promoções. “O que acontece na maquiagem de preços é o aumento do valor do produto antes da promoção e, no dia dos descontos, os preços sofrem queda sob a alegação de desconto, sendo que, na verdade, o valor é igual ao anterior”, explica o especialista.

Como fazer compras pela internet com segurança no Dia do Consumidor

Foto: Shutterstock

A seguir, o advogado lista algumas dicas de como comprar com segurança na internet durante o período de descontos.

1 – Pesquise preços e faça comparações: o advogado orienta a pesquisar antes da promoção em, no mínimo, três lojas para comparar o preço dos produtos ofertados. “Quem ainda não pesquisou, procure logo se o preço é real ou se ele será maquiado no dia da oferta”, orienta.

2 – Conheça o site em que irá comprar: segundo Dori, é importante verificar se o site realmente existe. “Essa pesquisa pode ser pela internet mesmo, por meio dos sites Consumidor.gov, Reclame Aqui, Proteste Já ou na página da Fundação Procon, na lista de sites não recomendados”, recomenda Boucault. O advogado conta que, no site do Procon, existem cerca de 500 lojas on-line não recomendadas. Além disso, o especialista orienta o consumidor a pesquisar a política de utilização de dados dos sites e a segurança deles.

3 – Está com o orçamento curto? Controle a impulsividade: em tempos de crise econômica, controlar os gastos é importante para não comprometer o orçamento doméstico. “Verifique o que você precisa e quanto tem para gastar, e se o seu orçamento permite”, orienta o especialista. Antes mesmo de comprar, o advogado sugere fazer um cálculo de quanto poderá ser gasto.

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4 – Atenção aos produtos com defeito: Boucault diz que, mesmo em grandes promoções, os comerciantes não estão livres da obrigação de trocar produtos com defeito. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a um prazo de sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta. Esse prazo é chamado de “prazo de reflexão” e só vale para compras feitas pela internet.

5 – Verifique quem irá entregar os produtos: “é importante que o consumidor observe quem será responsável pela entrega dos produtos para, no caso de algum atraso, poder ligar e cobrar”, comenta. O especialista afirma que, durante a época de promoções, os atrasos podem ocorrer devido à grande demanda de produtos e o consumidor deve se programar, caso compre algum item para dar de presente.

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