Dúvidas comuns sobre o sistema Android

Comprou um smartphone ou tablet com sistema operacional Android e está com dúvidas? Confira aqui as dúvidas mais comuns entre os usuários!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 19:27
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É comum ver muitos usuários de Android com dúvidas sobre o sistema operacional, sobre aparelhos e, principalmente sobre algumas configurações. O sistema varia conforme aparelho e isso normalmente é o que mais gera dúvidas entre os usuários de Android.

Pensando nisso, reunimos algumas perguntas mais comuns para você acabar com suas dúvidas. Confira abaixo:

Menina, sozinha, pensando, mexendo no celular

FOTO: Shutterstock.com

1) É possível usar o tablet como celular?

Sim e não. Tudo depende do modelo do seu tablet e se ele possui suporte à ligações telefônicas. No mercado brasileiro, já temos alguns modelos de tablets que oferecem esse recurso. Batizados como “Phablets” (uma junção das palavras “phone” e “tablet”), os modelos possuem uma tela de, no mínimo, 5 polegadas. Modelos como o Galaxy Tab 2 3100 e o Asus Fonepad já estão disponíveis no mercado brasileiro para os usuários que desejam ter as funcionalidades de um tablet junto ao recurso de chamadas telefônicas.

2) Posso atualizar o sistema?

Atualizar o seu sistema Android vai acelerar seu aparelho e corrigir erros. É algo fundamental para o bom funcionamento do dispositivo.

Vá em “Configurações” > “Sobre o dispositivo” > “Atualização de Software” > Toque em “Atualizar” > Leia os “Termos e condições” > Confirme.

3) É correto retirar o cabo do celular do computador sem ejetar o dispositivo com segurança?

Não. Ao fazer isso você pode corromper a memória do aparelho (no cartão ou na memória interna). É importante sempre desativar o dispositivo com segurança, clicando com o botão direito do mouse no ícone correspondente ao aparelho no canto inferior direito do Windows e selecionando a opção “Ejetar hardware com segurança”.

4) Posso aumentar a capacidade de armazenamento do meu Android?

Sim! Alguns smartphones e tablets possuem a opção de expansão de memória. Basta inserir um cartão de memória com maior capacidade para aumentar o armazenamento de arquivos.

– Você pode usar, também, o recurso de armazenamento em nuvem. Aplicativos como Google Drive e DropBox oferecem servidores on-line para hospedar seus arquivos e acessá-los de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet. Além de não ocupar espaço no dispositivo, esta opção proporciona muito mais mobilidade ao usuário.

5) Qual a versão do meu sistema operacional?

Descobrir qual a versão do seu Android é útil para saber quais aplicativos é possível baixar e também solucionar problemas particulares da respectiva versão.

Acesse “Configurações” > “Sobre o dispositivo”. Irá aparecer uma lista com informações oficiais do seu aparelho, como o número do modelo e a versão do seu Android.

imagem-print-tela-celular-sistema android-sobre dispositivo

FOTO: Reprodução

Leia também

Celular mais rápido: 6 dicas para acelerar o sistema Android

6 melhores jogos gratuitos para Android

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.