Além de site, do Facebook e do Instagram, o Pinterest também pode ser uma excelente fonte de divulgação do seu trabalho. De acordo com Juliana Mendes de Oliveira, empresária da agência de publicidade Lothus, “o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e imagens que são chamadas de ‘pins’. Mas, apesar da semelhança inicial, não deve ser confundido com o Instagram. Ele funciona mais como um mural de interesses, onde você consegue compartilhar, gerenciar e segmentar suas fotos”, explica.
Atualmente, a rede social já é uma das mais acessadas no País e serve de referência para vários segmentos, já que é vista como uma grande vitrine para o mundo. O ideal é que você crie um perfil empresarial ao invés de um perfil pessoal, pois desta forma as informações e as imagens acabam tendo um maior alcance e facilitam a captação de novos clientes.

A página inicial do Pinterest tem essa aparência. Foto: Reprodução/Pinterest
O cliente come primeiro com os olhos
Que a aparência dos seus quitutes é importante, isso você já sabe, não é mesmo? Mas, além disso, postar boas fotos nas redes sociais é essencial para o sucesso do seu negócio. “Uma boa imagem valoriza o seu produto e desperta um interesse maior do consumidor”, diz Juliana. Mas como deve ser uma boa fotografia? “Você pode fazer uma composição, mas o foco principal sempre ter que ser o produto. Uma foto ‘limpa’, com poucos elementos e fundo branco, é o ideal para destacar o seu quitute”, conta a empresária.
Chega de dúvidas
Ao ingressar no Pinterest você pode se deparar com algumas ferramentas até então desconhecidas. Para não restar dúvidas, nós te explicamos para o que cada uma delas serve:
✔ Botão “Pin it”: é utilizado para replicar um conteúdo. Para isso, crie um novo painel ou escolha um painel que você já possui, escreva uma breve descrição e dê pin it.

O botão “Pin it” está localizado no canto superior esquerdo da página. Foto: Reprodução/Pinterest
✔ Hashtag (#): é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Ela faz com que o conteúdo da sua postagem seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que elas não sejam suas seguidoras. Escolher a hashtag certa irá ampliar o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais seguidores ou clientes. Para criar uma hashtag, é só juntar um # com uma palavra relevante para o seu tipo de negócio. Algumas pessoas as colocam no meio do texto e outras no final, porém o resultado será o mesmo. “Só não abuse dessa ferramenta, pois geralmente as pessoas não gostam de ler um texto com muitas hashtags, porque ele fica confuso”, alerta Juliana.

Utilize hashtags que se adequem ao conteúdo da postagem! | Foto: Reprodução/Pinterest
✔ Pinterest Analytics: através desta ferramenta, você poderá conhecer os dados dos usuários de um determinado perfil e seus comportamentos na rede social. O Pinterest Analytics pode mensurar quais os pins estão gerando um maior tráfego para a sua conta, ou seja, com este dado é possível verificar qual postagem está fazendo sucesso ou não.
Para vender e lucrar
“Através do Pinterest, é possível criar uma espécie de catálogo virtual para a sua empresa, o que é bem legal, pois as pessoas conseguem encontrar todos os seus produtos em um só lugar”, conta a empresária. Porém, lembre-se de sempre utilizar fotos em alta resolução, acompanhadas de algum tipo de dica, receita ou alguma informação que desperte o interesse do seu possível cliente. Além disso, é importante fazer com que o consumidor conheça o seu perfil. Para isso, divulgue-o em outras redes sociais, como o Facebook e Instagram. “Você também pode fazer posts convidando as pessoas a seguirem o seu perfil ou colocando a marca do Pinterest em suas imagens, assim as pessoas ficarão sabendo da sua conta”, afirma.
Juliana aconselha ainda a manter uma mesma identidade visual dos seus produtos em todas as redes
sociais, pois assim a sua marca irá se fixar para o público. Outra dica é adicionar uma marca d’água em suas fotos. “Dessa forma, quanto mais o seu pin circula pelo Pinterest, mais o nome da sua empresa será visto e lembrado. E também dificulta que alguém utilize a sua imagem para outras finalidades”, conta.

Tirar boas fotos é essencial para o sucesso da sua página. | Foto: Reprodução/Pinterest
Criando uma conta no Pinterest
- Passo 1: acesse o link, preencha os dados da sua conta corporativa e clique em “Criar conta”.
- Passo 2: insira os dados da sua empresa, loja ou marca de acordo com os campos a serem preenchidos.
- Passo 3: leia os termos de acordo do Pinterest, clique na caixa “Concordo com os termos” e, em seguida, aperte o botão “Criar conta”.
- E está pronto. Agora é só criar o seu mural e divulgar os seus produtos!
Consultoria: Juliana Mendes de Oliveira, empresária da Agência Lothus
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