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Redes sociais podem ser um excelente aliadas do seu negócio. Veja como usar o Pinterest com dicas de uma especialista para atrair mais clientes
- A página inicial do Pinterest tem essa aparência. Foto: Reprodução/Pinterest

Saiba como utilizar o Pinterest para alavancar as suas vendas

Redes sociais podem ser um excelente aliadas do seu negócio. Veja como usar o Pinterest com dicas de uma especialista para atrair mais clientes

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Além de site, do Facebook e do Instagram, o Pinterest também pode ser uma excelente fonte de divulgação do seu trabalho. De acordo com Juliana Mendes de Oliveira, empresária da agência de publicidade Lothus, “o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e imagens que são chamadas de ‘pins’. Mas, apesar da semelhança inicial, não deve ser confundido com o Instagram. Ele funciona mais como um mural de interesses, onde você consegue compartilhar, gerenciar e segmentar suas fotos”, explica.

Atualmente, a rede social já é uma das mais acessadas no País e serve de referência para vários segmentos, já que é vista como uma grande vitrine para o mundo. O ideal é que você crie um perfil empresarial ao invés de um perfil pessoal, pois desta forma as informações e as imagens acabam tendo um maior alcance e facilitam a captação de novos clientes.

reprodução da página inicial do site pinterest.

A página inicial do Pinterest tem essa aparência. Foto: Reprodução/Pinterest

O cliente come primeiro com os olhos

Que a aparência dos seus quitutes é importante, isso você já sabe, não é mesmo? Mas, além disso, postar boas fotos nas redes sociais é essencial para o sucesso do seu negócio. “Uma boa imagem valoriza o seu produto e desperta um interesse maior do consumidor”, diz Juliana. Mas como deve ser uma boa fotografia? “Você pode fazer uma composição, mas o foco principal sempre ter que ser o produto. Uma foto ‘limpa’, com poucos elementos e fundo branco, é o ideal para destacar o seu quitute”, conta a empresária.

Chega de dúvidas

Ao ingressar no Pinterest você pode se deparar com algumas ferramentas até então desconhecidas. Para não restar dúvidas, nós te explicamos para o que cada uma delas serve:

Botão “Pin it”: é utilizado para replicar um conteúdo. Para isso, crie um novo painel ou escolha um painel que você já possui, escreva uma breve descrição e dê pin it.

reprodução de uma foto do site pinterest, mostrando o botão pin it.

O botão “Pin it” está localizado no canto superior esquerdo da página. Foto: Reprodução/Pinterest

Hashtag (#): é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Ela faz com que o conteúdo da sua postagem seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que elas não sejam suas seguidoras. Escolher a hashtag certa irá ampliar o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais seguidores ou clientes. Para criar uma hashtag, é só juntar um # com uma palavra relevante para o seu tipo de negócio. Algumas pessoas as colocam no meio do texto e outras no final, porém o resultado será o mesmo. “Só não abuse dessa ferramenta, pois geralmente as pessoas não gostam de ler um texto com muitas hashtags, porque ele fica confuso”, alerta Juliana.

reprodução mostrando a hashtag docinhos do pinterest.

Utilize hashtags que se adequem ao conteúdo da postagem! | Foto: Reprodução/Pinterest

Pinterest Analytics: através desta ferramenta, você poderá conhecer os dados dos usuários de um determinado perfil e seus comportamentos na rede social. O Pinterest Analytics pode mensurar quais os pins estão gerando um maior tráfego para a sua conta, ou seja, com este dado é possível verificar qual postagem está fazendo sucesso ou não.

Para vender e lucrar

“Através do Pinterest, é possível criar uma espécie de catálogo virtual para a sua empresa, o que é bem legal, pois as pessoas conseguem encontrar todos os seus produtos em um só lugar”, conta a empresária. Porém, lembre-se de sempre utilizar fotos em alta resolução, acompanhadas de algum tipo de dica, receita ou alguma informação que desperte o interesse do seu possível cliente. Além disso, é importante fazer com que o consumidor conheça o seu perfil. Para isso, divulgue-o em outras redes sociais, como o Facebook e Instagram. “Você também pode fazer posts convidando as pessoas a seguirem o seu perfil ou colocando a marca do Pinterest em suas imagens, assim as pessoas ficarão sabendo da sua conta”, afirma.

Juliana aconselha ainda a manter uma mesma identidade visual dos seus produtos em todas as redes
sociais, pois assim a sua marca irá se fixar para o público. Outra dica é adicionar uma marca d’água em suas fotos. “Dessa forma, quanto mais o seu pin circula pelo Pinterest, mais o nome da sua empresa será visto e lembrado. E também dificulta que alguém utilize a sua imagem para outras finalidades”, conta.

reprodução de uma foto do site Pinterest mostrando docinhos.

Tirar boas fotos é essencial para o sucesso da sua página. | Foto: Reprodução/Pinterest

Criando uma conta no Pinterest

  • Passo 1: acesse o link, preencha os dados da sua conta corporativa e clique em “Criar conta”.
  • Passo 2: insira os dados da sua empresa, loja ou marca de acordo com os campos a serem preenchidos.
  • Passo 3: leia os termos de acordo do Pinterest, clique na caixa “Concordo com os termos” e, em seguida, aperte o botão “Criar conta”.
  • E está pronto. Agora é só criar o seu mural e divulgar os seus produtos!

Consultoria: Juliana Mendes de Oliveira, empresária da Agência Lothus

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