Blogger: dicas para personalizar e otimizar a busca do seu blog

O Blogger é uma plataforma que possui uma interface fácil de usar. Confira como personalizar e otimizar a busca do seu blog e conquiste mais leitores!

None
Foto: Shutterstock.com/Bloomua

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2017 às 12:03
Atualizado às 15:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um blog é um website em que você pode publicar regularmente, mantendo suas postagens mais recentes no topo da página para seus visitantes encontrarem as novidades com mais facilidade. O problema frequente é que, por mais simples que seja um blog, as plataformas de hospedagem podem ser complicadas. E é por isso que gostamos do Blogger: a interface é simples e fácil de usar.

Confira, abaixo, como personalizar seu próprio blog no Blogger e saiba como otimizá-lo para ser encontrado mais facilmente:

mulher sentada digitando notebook blog blogger

Foto: Shutterstock.com/Bloomua

Personalize o design

Depois da primeira publicação postada, você pode personalizar o blog para ficar exatamente como deseja. No menu do Blogger, selecione “Layout” e veja todas as opções adicionais possíveis para personalizar seu blog. Há opções desde gadgets, como o selo do Google+, um botão “Seguir por e-mail”, uma lista de suas postagens mais populares, até a seção “Quem sou eu”. Vá em “Editar”, selecione o que deseja e clique em “Salvar”. Nada de pensar que menos é mais: todos os benefícios do Blogger foram projetados para parecerem pequenos e inteligentes. Se desejar 10 gadgets em sua página, siga em frente. Mudou de ideia? Clique em “Editar > Excluir”. Use o cursor para mover todos os elementos diferentes usando o botão “Visualizar” até que esteja satisfeito. Depois, clique em “Salvar organização”.

Otimize seu blog para busca

É importante gerenciar como seu blog é visualizado pelos motores de busca, pois a maioria do tráfego vem dessas pesquisas. A otimização para motores de busca (também conhecido pela sigla SEO) é importante para o sucesso de um blog. No menu do Blogger, selecione “Configurações > Preferências de pesquisa”. Há três seções: “Metatags”, “Erros e redirecionamentos” e “Rastreadores e indexação” (este é para usuários avançados). Na caixa Metatags, descreva seu blog. Por exemplo, “Um blog sobre culinária para crianças”. Isso permite que os motores de busca direcionem os interessados para seu blog. Em “Erros e redirecionamentos”, deixe uma mensagem pessoal: clique em “Editar” e digite. Por exemplo, em vez de “Página não encontrada” você poderá digitar, “Desculpe, parece que mudei isso de local; verifique minhas postagens.”

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.