Aprenda tudo sobre construção com cursos on-line

O segmento oferece cursos on-line variados para quem deseja aprender ou aprimorar conhecimentos; conteúdo vai da teoria à prática

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 11:15
Atualizado às 14:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Profissões ligadas ao ramo da construção civil estão em alta no mercado de trabalho e, por isso, são cada dia mais valorizadas. Pensando nisso, fazer um curso ligado à área pode ser uma ótima opção para quem está procurando emprego ou para quem está buscando novas oportunidades. Selecionamos para você alguns cursos on-line que podem dar uma mãozinha nesse desafio. Confira!

Pedreiro

Carga horária: 60 horas.
Quem pode fazer? O curso é aberto para qualquer pessoa, mas é ideal que se tenha noções básicas de construção civil.
Como funciona? Aulas sobre história da construção civil e da ocupação de pedreiro, que ensinam como ler um projeto e como construir uma casa fazem parte do conteúdo programático do curso. Para participar, o aluno deve se inscrever no site, fazer o download do conteúdo e efetuar a avaliação final. Se optar por receber certificado de conclusão, deverá pagar uma taxa. O curso é gratuito.

Pintor

Carga horária: 60 horas.
Quem pode fazer? O curso é aberto para qualquer pessoa, mas é ideal que se tenha noções básicas de construção civil.
Como funciona? No curso o aluno aprenderá noções importantes da profissão: como escolher tintas e vernizes, como calcular quantidades, como trabalhar com texturas, como pintar portas, janelas e armários, entre outras. O curso é completamente gratuito, mas caso o aluno opte por receber certificado, deverá pagar uma taxa por ele. Para ter acesso ao conteúdo é necessário fazer o cadastro no site, se matricular no curso e baixar o material. Ao término, uma avaliação deve ser feita para medir os conhecimentos adquiridos.
Casal, feliz, sorrindo, olhando papel, construção

Foto: Shutterstock.com

Desenho arquitetônico e construção civil – básico

Carga horária: 35 horas.
Como funciona? O aluno deve se cadastrar no site e se matricular no curso.
Depois, ele receberá um material contendo o conteúdo programático, que envolve normas técnicas e etapas do projeto e da obra, como fundação e estrutura.Para concluir o curso o aluno deve realizar uma prova, que tem como principal objetivo avaliar a aprendizagem. O site disponibiliza a opção de receber em casa o certificado, mas para isso é necessário pagar uma taxa.

Construção civil – noções gerais

Carga horária: 35 horas.
Quem pode fazer? É um curso especialmente indicado para estudantes e/ou profissionais de arquitetura, engenharia civil, pedreiros e comerciantes do ramo de material de construção.
Como funciona? O curso é on-line e totalmente gratuito. Para participar, o aluno deve realizar sua matrícula no site. O conteúdo programático inclui noções gerais de construção civil e pontos específicos da área, como reboco, alvenaria, gesso, entre outros. Ao final do curso, o aluno deve fazer uma prova para testar seus conhecimentos. É possível também solicitar o certificado de conclusão de curso, contudo, o documento é pago.

Como fazer texturas em paredes

Carga horária: 12 horas.
Quem pode fazer? Indicado para todas as pessoas que pretendem adquirir conhecimento sobre o assunto.
Como funciona? Ensina sobre tipos de textura, círculo cromático, preparação de paredes, solução de problemas na superfície e técnicas de textura e efeitos especiais, que podem ser classificadas de muito fácil a médio, conforme o grau de dificuldade de execução. Para participar, o aluno deve fazer a matrícula no site, pagar a taxa de inscrição e baixar o conteúdo programático. Há um prazo de 30 dias para que o curso seja concluído. Depois, uma avaliação será disponibilizada para medir os conhecimentos adquiridos. O certificado poderá ser solicitado caso o aluno obtenha aproveitamento mínimo de 70%.
SAIBA MAIS

Como assentar tijolos e lajotas

Carga horária: 12 horas.
Quem pode fazer? Indicado para qualquer pessoa que busque conhecimento sobre o assunto.
Como funciona? O curso é pago e aborda os aspectos iniciais sobre a construção da obra, como ferramentas de trabalho e equipamentos de segurança, aos métodos e técnicas de assentamento de tijolos e lajotas, passando pela preparação do material, como a escolha correta, o trabalho com argamassa, paredes e pisos. Após o pagamento do boleto, o aluno terá o prazo de 30
dias para concluir o curso e fazer a prova de avaliação. Para receber o certificado é necessário obter aproveitamento maior que 70%.

Instalação e manutenção de caixas d’água

Carga horária: 6 horas.
Quem pode fazer? Indicado para todas as pessoas que pretendem adquirir conhecimento sobre o assunto.
Como funciona? O curso ensina elementos básicos de instalação e manutenção de caixas d’água, como os tipos existentes, o dimensionamento do reservatório, os procedimentos de instalação, a importância da manutenção e o passo a passo para a
limpeza. O curso é pago e para obter certificado o aluno deve ter no mínimo 70% de aproveitamento, percentual medido
por meio de uma avaliação final. O curso deve ser concluído pelo aluno em no máximo 30 dias após seu início.

Azulejista

Carga horária: 60 horas.
Quem pode fazer? O curso é aberto para qualquer pessoa, mas é ideal que se tenha noções básicas de construção civil.
Como funciona? É gratuito e ensina técnicas específicas da profissão. Para participar, basta fazer o cadastro no site, se matricular no curso e fazer o download do material. Entre o conteúdo disponível estão o planejamento do trabalho, a execução de revestimentos com azulejos e pastilhas, o revestimento com ladrilho hidráulico, entre outros tópicos. Ao final, é preciso fazer uma prova para avaliar o conhecimento adquirido. O aluno pode ainda solicitar certificado de conclusão, que é emitido mediante pagamento de taxa.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.