Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Devido à facilidade em encontrar informações, o Google está alterando a forma que o cérebro retém memórias. Veja como os apps modificam nossas lembranças
- Foto: Divulgação/Google

Entenda de que forma os apps do Google afetam a memória

Devido à facilidade em encontrar informações, o Google está alterando a forma que o cérebro retém memórias. Veja como os apps modificam nossas lembranças

[PAGE TITLE]

Não se lembrar de aniversários, não saber o nome daquele lugar legal que conheceu para indicar ou até mesmo o nome de uma atriz no filme que assistiu no dia anterior. Muitas pessoas já passaram por, pelo menos, uma dessas situações. Mas, a maioria delas sabe onde encontrar tais informações: na internet. Apps como Google, Facebook e IMDB. É só digitar e os dados aparecem na tela.

Entenda de que forma os apps do Google afetam a memória

Foto: Divulgação/Google

Essa tecnologia mudou a rotina das pessoas e é difícil imaginar o dia a dia sem ela. Contudo, tais mudanças não trouxeram apenas benefícios. O excesso de informações recebidas a todo o momento e as ferramentas disponíveis online, como as que o Google oferece, podem afetar a memória.

Apps x Memória

Entenda de que forma os apps do Google podem afetar a sua memória

  • Esqueceu uma data? O Google Calendar lembra por você!
  • O cérebro já não guarda mais o que recebe. É só procurar a informação na Pesquisa do Google!
  • Gostou de uma imagem e não sabe de onde é? O Google Images descobre para você! Rápido e fácil!
  • Vai viajar e não sabe o caminho? Sem estresse! O Google Maps descobre a melhor rota até o destino final!
  • Precisa de uma tradução rápida? O Google Tradutor te ajuda em muitas línguas! Só não vale trocar o curso de idiomas pelo aplicativo.
  • Quer saber mais informações sobre seu site? Use o Google Analytics e veja as informações e gráficos feitos por ele!

Bagunça na memória

Se o uso do Google afeta a memória dessa forma, então por que as pessoas ainda recorrem à internet para tentar lembrar coisas simples? O problema é que a atenção delas está cada vez menos seletiva – tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem se concentrar em uma tarefa principal. A geração Y – da internet – está cada vez mais fazendo isso. Mas o cérebro não é preparado para ser multitarefa. O cérebro, que deveria selecionar as informações importantes e ignorar as irrelevantes, acaba “bagunçando” as duas.

LEIA TAMBÉM:

Consultorias: André C. Felício, neurologista; Amanda K. Spinicci Paiva, psicóloga.

Texto e entrevistas: Isabelle Hoffmann/Colaboradora – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Atualidades

Possui alguma dúvida relacionada com o famoso app de mensagens? Confira aqui algumas perguntas e respostas e use melhor seu WhatsApp no Android e iOS!

Atualidades

A recente atualização do WhatsApp para aparelhos Android e iOS permite que seus usuários convertam pequenos vídeos em GIFs. Aprenda como, agora mesmo!

Atualidades

Além de possuir uma infinidade de vídeos dos mais diversos temas, o YouTube também serve como rede social. Confira recursos do site e aproveite!

Atualidades

O Twitter possui um novo recurso que promete acabar com mensagens indesejadas. Aprenda agora mesmo como bloquear palavras indesejadas na rede social!

Atualidades

O Facebook é uma rede social que possui diversos recursos e opções de configurações para seus usuários. Esclareça algumas dúvidas sobre a rede social!

Atualidades

O famoso aplicativo de mensagens não para de receber atualizações: saiba mais sobre a novidade inclusa na versão beta do WhatsApp!

Atualidades

O Instagram não para de lançar novidades! Confira a ferramenta que avisa quando um usuário tira print de um Stories privado enviado por você.

Atualidades

O iPhone e iPad facilitam diversas atividades do dia a dia com suas funcionalidades. Uma delas é o Mail, aplicativo de e-mail. Confira aqui como usá-lo!